revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #137 - Outubro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Revolução da IA Transformativa na Educação

Há muita discussão e polêmica em torno da ideia ou previsão de que as tecnologias baseadas na Inteligência Artificial (IA) moderna, em particular em sua modalidade generativa, irão mudar profundamente a vida de todas as pessoas. Parece haver enorme resistência entre algumas pessoas.

Natural que alguns grupos de pessoas ou profissionais, em especial, estejam receosos sobre seus futuros. Toda potencial mudança no ambiente gera incerteza sobre o que será necessário fazer para sobreviver nos novos mercados. Reinventar-se não é uma tarefa trivial, e no fim não estamos mais preparados para mudanças drásticas em nossas condições. De certo modo, “modernidade” pode ser convenientemente traduzida por “estabilidade”. Mesmo mudanças estruturais mais limitadas, como uma redução na taxa de juros do Banco Central americano, ou um ciclo de pandemia global, já tem o potencial de desestabilizar a vida de muitos de nós. O que dizer da rápida evolução e disseminação de uma tecnologia tão transformativa quanto a IA moderna.

Outros talvez estejam reagindo ao hype gerado em torno da IA. Se o potencial é grande e a introdução rápida, mas incerta, não serão poucos – de charlatões a empresas sérias – que vão optar por fazer a entrada mais apoteótica possível nesse mercado, e pegar a máxima parcela possível do dinheiro que se tem na mesa no momento. Desse modo, é natural que muitos reajam ao hype com rejeição, seja desconfiança genuína, seja calculada (ninguém quer ser confundido com aqueles que alimentam o hype).

Para complicar as coisas, esta provavelmente é a primeira vez em nossa história em que estamos acompanhando em tempo real a introdução de uma tecnologia com tamanho potencial transformador. Isso só é possível fazer com Internet “amplamente disponível” – em 2023 éramos “apenas” 63% da população mundial, mas 97% nos Estados Unidos e 87% no Brasil [1]. A tecnologia anterior com potencial “comparável” à IA (ainda assim ordens de magnitude inferior) foi… a própria Internet. Que a maioria das pessoas hoje vivas não pôde acompanhar o processo de introdução e difusão desde o início. E o processo pelo qual hoje acompanhamos qualquer coisa, magnificado pelo poder das redes sociais, só poderia ser descrito como “hiper-realista”, ou de um “realismo histérico”.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis. Na Movah definimos resultado como o conjunto de três... leia mais

12 minutos

A mudança sistêmica de dentro para fora

As novas soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvem antes de mais nada a evolução do paradigma da sustentabilidade para a regeneração, ou seja, pararmos com estratégias de reduzir impactos para estratégias de recuperar e ampliar as capacidades de regeneração, empoderamento e autonomia. Tendemos a repetir soluções que reforçam os mesmos padrões de... leia mais

14 minutos

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos

A importância da confiança no empreendedorismo

1 - INTRODUÇÃO A confiança desempenha um papel central no mundo do empreendedorismo, servindo como alicerce para relacionamentos bem-sucedidos, colaborações frutíferas e o crescimento sustentável de empreendimentos. Em um cenário onde a incerteza é a única constante, a confiança emerge como uma moeda de valor inestimável. Seja entre empreendedores e investidores, equipes internas ou... leia mais

14 minutos

Assessment para Desenvolvimento de Pessoas e Times: Uma Visão Integral e Dinâmica

Vivemos em um mundo onde somos frequentemente definidos por rótulos e categorizações, sejam pelos outros ou por nós mesmos. Contudo, em nossa consultoria, firmamos o compromisso de ver o ser humano como uma entidade em constante evolução. Os assessments, quando usados de forma sábia, são ferramentas de iluminação, mas nunca de limitação. Todo ser humano é uma tapeçaria complexa de... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium