revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #134 - Julho 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis.

Na Movah definimos resultado como o conjunto de três componentes: O primeiro, algo tangível, como o lucro do exemplo anterior, ou a quantidade de novos clientes, o NPS, o valor da ação, enfim algo que eu possa medir. O segundo componente do resultado é o Conhecimento: o que aprendemos neste evento ou ciclo? Como podemos transmitir esse conhecimento para reforçar nossos valores. O terceiro componente é o Relacionamento. Como nosso relacionamento mudou em função do evento ocorrido, ou no período de tempo em questão?

Portanto, para nós, Resultado = Tangível + Conhecimento + Relacionamento. Isto muda muito a perspectiva da empresa. O primeiro componente é comumente o único a ser levado em conta. Mas, Conhecimento e Relacionamento reforçam sobremaneira a diferenciação do empreendimento, sua sustentabilidade e sua eficácia e eficiência. 

Mas como obtemos resultado? Os resultados são frutos de ações (coisas que fazemos ou deixamos de fazer). A reação humana natural é agir no binômio causa-efeito, por exemplo: quantas vezes você já participou de longas reuniões que não renderam um centavo, ninguém aprendeu nada e o relacionamento entre os participantes saiu igual ou pior? Aposto que muitas vezes, e a típica reação é: “faltou pauta, agenda”, ”horário ruim”, “faltou liderança”, “participantes errados” e por aí vai...conserta-se um destes itens, a próxima reunião é melhor, mas as seguintes decaem no mesmo padrão anterior...ou num exemplo mais pessoal: Se o resultado que eu desejo é emagrecer e minha ação para isso é me matricular numa academia, grandes chances de eu pagar por seis meses e frequentar quatro dias...

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Revolução da IA Transformativa na Educação

Há muita discussão e polêmica em torno da ideia ou previsão de que as tecnologias baseadas na Inteligência Artificial (IA) moderna, em particular em sua modalidade generativa, irão mudar profundamente a vida de todas as pessoas. Parece haver enorme resistência entre algumas pessoas. Natural que alguns grupos de pessoas ou profissionais, em especial, estejam receosos sobre seus futuros.... leia mais

11 minutos

A mudança sistêmica de dentro para fora

As novas soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvem antes de mais nada a evolução do paradigma da sustentabilidade para a regeneração, ou seja, pararmos com estratégias de reduzir impactos para estratégias de recuperar e ampliar as capacidades de regeneração, empoderamento e autonomia. Tendemos a repetir soluções que reforçam os mesmos padrões de... leia mais

14 minutos

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos

A importância da confiança no empreendedorismo

1 - INTRODUÇÃO A confiança desempenha um papel central no mundo do empreendedorismo, servindo como alicerce para relacionamentos bem-sucedidos, colaborações frutíferas e o crescimento sustentável de empreendimentos. Em um cenário onde a incerteza é a única constante, a confiança emerge como uma moeda de valor inestimável. Seja entre empreendedores e investidores, equipes internas ou... leia mais

14 minutos

Assessment para Desenvolvimento de Pessoas e Times: Uma Visão Integral e Dinâmica

Vivemos em um mundo onde somos frequentemente definidos por rótulos e categorizações, sejam pelos outros ou por nós mesmos. Contudo, em nossa consultoria, firmamos o compromisso de ver o ser humano como uma entidade em constante evolução. Os assessments, quando usados de forma sábia, são ferramentas de iluminação, mas nunca de limitação. Todo ser humano é uma tapeçaria complexa de... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium