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Edição #134 - Julho 2024

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Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis.

Na Movah definimos resultado como o conjunto de três componentes: O primeiro, algo tangível, como o lucro do exemplo anterior, ou a quantidade de novos clientes, o NPS, o valor da ação, enfim algo que eu possa medir. O segundo componente do resultado é o Conhecimento: o que aprendemos neste evento ou ciclo? Como podemos transmitir esse conhecimento para reforçar nossos valores. O terceiro componente é o Relacionamento. Como nosso relacionamento mudou em função do evento ocorrido, ou no período de tempo em questão?

Portanto, para nós, Resultado = Tangível + Conhecimento + Relacionamento. Isto muda muito a perspectiva da empresa. O primeiro componente é comumente o único a ser levado em conta. Mas, Conhecimento e Relacionamento reforçam sobremaneira a diferenciação do empreendimento, sua sustentabilidade e sua eficácia e eficiência. 

Mas como obtemos resultado? Os resultados são frutos de ações (coisas que fazemos ou deixamos de fazer). A reação humana natural é agir no binômio causa-efeito, por exemplo: quantas vezes você já participou de longas reuniões que não renderam um centavo, ninguém aprendeu nada e o relacionamento entre os participantes saiu igual ou pior? Aposto que muitas vezes, e a típica reação é: “faltou pauta, agenda”, ”horário ruim”, “faltou liderança”, “participantes errados” e por aí vai...conserta-se um destes itens, a próxima reunião é melhor, mas as seguintes decaem no mesmo padrão anterior...ou num exemplo mais pessoal: Se o resultado que eu desejo é emagrecer e minha ação para isso é me matricular numa academia, grandes chances de eu pagar por seis meses e frequentar quatro dias...

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