revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #136 - Setembro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais longevas, e até uma evolução nos questionamentos da humanidade sobre o que fazemos aqui e porque é assim, estão “empurrando” uma grande mudança no comportamento humano.

Digo “empurrando” porque somos resistentes às mudanças por natureza. É interessante notar como as mudanças tecnológicas são muito mais rápidas do que as do comportamento humano. Preferimos ficar acomodados onde estamos, e isso leva à demora para as mudanças de comportamento, que poderiam ser mais rápidas e menos sofridas.

E neste momento de alta tecnologia que estamos vivendo, cabem, além das mudanças de comportamento, muitos questionamentos sobre a ética e futuro da humanidade. É por isso que estamos vendo um renascer de pensadores de muitas áreas questionando a forma que vivemos, de historiadores e filósofos a economistas, acadêmicos e não acadêmicos.

Que sentido faz tanta tecnologia, se não estiver à serviço do bem comum? Sendo bem comum aquele que contempla toda a vida na terra em equilíbrio, do planeta ao menor elemento, incluindo os seres humanos. Aquilo que é bom para as várias partes e não para algumas partes.

Para citar dois grandes movimentos em curso com esse olhar sistêmico:

- Laboratórios em Ação da Economia Donut em várias cidades do planeta (1)

- Movimento global dos ODIs (2) (Objetivos de Desenvolvimento Interno) compilados por acadêmicos globais relevantes e não acadêmicos, que complementam as ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, trazendo ferramentas para melhorar habilidades que permitirão às pessoas atuar mais nas mudanças que o mundo precisa.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos

Não existe Ano Perfeito, mas pode existir um Ano Verdadeiro

Há um segredo pouco conhecido sobre o início de um novo ciclo que pode fazer toda a diferença. Como psicóloga clínica e empresária, quero compartilhar algumas verdades importantes. Primeiro: o segredo não está em buscar algo perfeito, mas algo verdadeiro. Segundo: embora todos falem da importância da verdade, poucos explicam como se conectar com ela. Aqui você irá descobrir. Sempre... leia mais

13 minutos

Qual é o maior desafio para uma cultura inclusiva bem sucedida?

A alma deste artigo está em responder ao questionamento do título acima. O autoconhecimento é o maior desafio para se instituir uma cultura inclusiva assertiva e bem sucedida. Há um grande paradoxo humano que instala a dimensão social na vida de homens e mulheres. O ser humano tem natureza social, inexoravelmente. A começar por nascer do encontro afetivo de duas pessoas, que unem suas... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium