Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: minha cliente de coaching executivo é mau caráter! Ela mente, manipula informações que me dá, se faz de desentendida, tira proveito da minha boa vontade. Não tenho como comprovar essa minha convicção, mas sei que estou certa. Como faço para me livrar dessa criatura? Vale dizer que ela trabalha em uma empresa, que é quem me remunera. Esse é o primeiro processo de coaching contratado por essa empresa e por enquanto ela é minha única cliente na organização.
Cara Maria, fiquei bastante surpresa com os termos empregados por você em seu caso: você afirma que a cliente é “mau caráter” e diz querer se “livrar dessa criatura”. Essas são palavras muito fortes, que denotam emoção no seu relacionamento com a cliente. É essencial que você como coach profissional se debruce sobre essa sua forte mobilização emocional: o que leva você a usar tais termos tão inadequados? O que existe por traz dessa forte reação sua? Para descrever a situação, você poderia ter usado expressões mais profissionais, como por exemplo “minha cliente de coaching tem comportamentos que me incomodam” e “como faço para interromper o programa de coaching executivo?”