Pouco se fala a respeito do inglês como uma ferramenta poderosa na construção da marca pessoal, entretanto por ser língua franca nos negócios internacionais, permitindo a comunicação eficaz entre pessoas de diferentes países e culturas, seu domínio pode abrir portas para oportunidades globais, facilitar negociações e conferir uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, então precisamos discutir mais sobre isso.
A língua no qual a pessoa se expressa é a sua marca. É através dela que se dá a comunicação e o inglês é uma das faces da marca pessoal. Além disso, segundo o autor americano e palestrante Tom Peter "Todos nós precisamos entender a importância do branding, Afinal Somos CEOs de nossas próprias empresas: Eu S.A.(tradução livre)”
Falar um idioma seja ele a sua língua materna ou segunda língua (no nosso caso inglês) de forma proficiente pode elevar o padrão de carreira de alguém e servir como um caminho bem-sucedido para cargos executivos. O branding autêntico é enfatizado como uma forma de se destacar, transmitir profissionalismo e construir confiança com os clientes.
O inglês é muitas vezes necessário para a participação em conferências internacionais, publicações acadêmicas e redes profissionais. Portanto, para executivos que buscam sucesso em uma escala global, o inglês é uma habilidade essencial.
Conforme o indivíduo vai crescendo profissionalmente, sua desenvoltura com as línguas precisa acompanha esse crescimento, pois ele vai estreitando os relacionamentos com o alto escalão da empresa e passa a ser visto como a marca da empresa e onde quer que esteja deve representá-la à altura de seu cargo, principalmente nas relações internacionais.