revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #132 - Maio 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marca de liderança – Sua forma única de expressar suas forças e suas vulnerabilidades a serviço de seus objetivos

Todos nós temos uma marca, independentemente da consciência disso e da decisão de ter ou não controle sobre ela. E, na liderança a marca deve estar integrada ao time e à organização.

Antes de trabalhar com desenvolvimento humano, tive uma carreira corporativa de mais de 30 anos na área de Marketing e Negócios. E essa visão determinou meu olhar para a importância em se posicionar e se diferenciar profissionalmente. E isso vai muito além de ser percebido pela empresa ou pelo cargo que trabalhamos.

Tudo o que fazemos na nossa carreira constrói nossa reputação: nossas experiências, nossa formação, nossos resultados, nossas interações com os outros, nossas escolhas. Esse histórico afeta como os outros nos percebem, ampliando a definição do profissional que somos e do que podemos oferecer: “A Ana é uma excelente team player. Ela será ótima para liderar esse projeto.”; “O João é um batedor de metas. Vamos movimentá-lo para essa área crítica.” “Maria tem uma formação sólida. Vamos ouvir suas opiniões sobre esse tema”.

A reputação se refere ao passado, à construção do caminho, mas a marca está posicionada no presente e representa uma promessa para o futuro.

Segundo Kotler e Pfoertsch (2008, p.25) “a marca é uma totalidade de percepções – tudo o que se vê, ouve, lê, conhece, sente, pensa etc. – sobre um produto, serviço ou negócio”. É algo que distingue e diferencia e que estabelece uma área de atuação, carregando vários significados que amplificam a visão sobre a ideia original (produto, serviço etc.) e que representam uma forma de promessa ou contrato sobre um desempenho ou o atendimento de uma expectativa (Kotler, 2003). O conjunto dessas associações é identidade da marca ou sua proposta de valor (Aaker, 2007). E a lógica é a mesma para a marca profissional e a de liderança, onde a arena é o mundo do trabalho.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos

Vivemos Tempos de Turbulência

Crise climática, guerras, pandemia de COVID-19, crise migratória, desigualdade econômica e social, segurança cibernética, crise ambiental, perda da biodiversidade, extremismo e polarização. Mas será que essas crises possuem algo em comum? Sim, todas elas são inter-relacionadas, sistêmicas e ameaças existenciais globais, causadas pelo comportamento humano. Em outras palavras, foram... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium