INTRODU O Trata-se de um tema presente na literatura especializada de coaching nas ltimas d cadas em in meros trabalhos que buscam identificar um conjunto de fatores respons veis pela efetividade deste processo nbsp As primeiras investiga es sobre esta efetividade datam do fim dos anos noventa e a primeira d cada do novo s culo tais como as nbsp realizadas por Peterson Grant Gray e nbsp De Haan Dentre as contribui es mais recentes ressaltamos as seguintes A - Compreendendo os fatores que determinam o coaching no ambiente de trabalho Um an lise sistem tica da literatura Bozer G nbsp e Jones R Com base em investiga es publicadas sobre o tema foram nbsp identificados sete nbsp fatores nbsp considerados como determinantes da efetividade do coaching no trabalho focado exclusivamente no coaching individual no ambiente organizacional Auto-efic cia H indica es de que a presen a deste nbsp fator nbsp simultaneamente um previsor e um resultante do coaching embora a maior parte dos resultados tenha sido informada a n vel do coachee Motiva o para o coaching Constatou-se que se trata de um antecedente importante dos resultados alcan ados pelo coaching Orienta o para metas Observou-se acentuada nbsp evid ncia nbsp de que a orienta o para metas do coachee relevante para a compreens o dos resultados do coaching Confian a- Embora as evid ncias indicam a import ncia deste fator na rela o de coaching o fato da avalia o ter sido feita pelo coach poder distorcer esta informa o Atra o interpessoal- nbsp Esta vari vel mostrou-se inconsistente embora existam in meros estudos que utilizaram dados considerados objetivos ou por avalia es realizadas por terceiros interven o de feedback Os poucos estudos sobre esta vari vel nbsp em coaching apresentam limita es em termos de objetividade Apoio de supervis o A qualidade das investiga es dispon veis limitada pois baseia-se em autoavalia o Para os autores compreender a contribui o nica do coaching para a aprendizagem e para o desempenho quando comparada nbsp com as demais interven es poder contribuir para o avan o da sua teoria e da pr tica Consideram ainda que a chave para futuras pesquisas ser progredir nbsp na compreens o da intera o entre estes fatores no contexto do coaching Tal abordagem permitir nbsp entender como esta intera o nbsp contribui para os processos de aprendizagem e desenvolvimento ou seja nbsp a efetividade do processo de coaching Os autores consideram tamb m que nbsp seu estudo representa um passo significativo para a compreens o dos fatores que determinam nbsp a efetividade do coaching no trabalho nbsp B- nbsp Uma an lise sistem tica nbsp dos resultados do Coaching Executivo Athanasopoulou A e Dopson S Dentre outros estudiosos ressaltamos nbsp a contribui o de nbsp Athanasopoulou A nbsp e Dopson S autores de um cuidadoso levantamento sobre resultados nbsp do coaching com base em nbsp nbsp estudos coment rios sobre nbsp estudos nbsp e trabalhos sobre retorno sobre investimento ROI Foram nbsp identificadas categorias de resultados positivos do coaching para o Coachee para o Coach e para a Organiza o nbsp ampliando nbsp a vis o do processo ao nbsp ressaltar que os resultados impactam positivamente n o s a efic cia do processo como tamb m os tr s principais players envolvidos um aspecto que nem sempre adequadamente considerado Nesta investiga o foram observados nbsp os seguintes nbsp efeitos resultados do processo de coaching PARA O COACHEE Desenvolvimento pessoal Redu o de stress ansiedade Fonte de suporte e encorajamento Melhoria na resili ncia Melhoria na administra o do tempo Melhoria na adaptabilidade flexibilidade Melhoria na habilidade e na qualidade de defini o de metas Relacionamento Melhoria na gest o e desenvolvimento dos outros O coachee percebido por superiores e supervisionados como tendo mais efic cia na lideran a Melhoria na comunica o e na gest o de equipe Desempenho no trabalho nbsp nbsp Expans o do autoconhecimento nbsp nbsp Aumento do comprometimento adaptabilidade relacionamento com a organiza o Melhoria na gest o do seu trabalho Clima organizacional Maior valoriza o no trabalho Habilidade de estabelecer relacionamentos nbsp transfuncionais Expans o do bem estar no trabalho PARA A ORGANIZA O Efeitos positivos indiretos do aumento de satisfa o bem estar dos colaboradores fatores estes que geram produtividade estimulam lideran as mais eficazes bem como nbsp o desenvolvimento de uma cultura de coaching PARA O COACH Estimula o comprometimento do Coach com a interven o O Coach percebe seu crescimento sua satisfa o ao obter novos conhecimentos habilidades e experi ncias nbsp Dentre os fatores que afetam positivamente os resultados do coaching identificados pelos nbsp autores destacamos os seguintes nbsp - A Interven o Todos os modelos de coaching utilizados apesar das diferen as registraram resultados considerados positivos Foco da interven o nas for as nbsp do Coachee nbsp metas de aprendizagem e desenvolvimento com base num plano de a o O coaching de longo prazo mostrou-se mais efetivo do que o de curto prazo - A Organiza o O Coaching patrocinado pela organiza o nbsp indica apoio para o Coachee seja este real ou percebido e mostra compromisso da organiza o nbsp com o crescimento do Coachee Uma cultura organizacional apoiativa contribui para o sucesso do coaching nbsp -...