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Edição #129 - Fevereiro 2024

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Intuição em Coaching Executivo

H indica es de que entidades profissionais est o reconhecendo a signific ncia do papel da intui o na aprendizagem e no desenvolvimento P Mavor E Sadler-Smith e D E Gray p Introdu o V rios Coaches experientes afirmam utilizar a intui o no seu trabalho Outros nbsp consideram a intui o como um aspecto cr tico da pr tica do coaching Como j afirmavam Skiffington e Zeus p coaches bem sucedidos s o altamente intuitivos Embora a literatura acad mica aborde e considere poss veis usos da intui o em atividades de natureza profissional n o h um consenso sobre esta quest o uma vez que n o dispomos de pesquisas sistem ticas realizadas com amostras representativas Algumas exce es s o as investiga es de Mavor nbsp et al e que buscam identificar o que contribui para que os coaches desenvolvam e apliquem habilidades nbsp intuitivas Estudos de Haan por exemplo nbsp indicam que a intui o atuou em cada um dos momentos cr ticos de coaching identificados por nbsp coaches experientes nbsp nbsp nbsp Como assinalam Mavor et al p nbsp algumas entidades profissionais de Coaching tem reconhecido a presen a do fator intui o em processos de coaching em particular no que se refere atua o do nbsp Coach Executivo o caso da ICF International Coaching Federation que em seu Padr es de Compet ncias nbsp Essenciais identifica a intui o como parte da Presen a de Coaching definida como a habilidade de estar inteiramente consciente nbsp e criar um relacionamento espont neo com o coachee atrav s de um estilo que nbsp acesse a sua pr pria intui o e confie no seu pr prio conhecimento interno nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp Para Mavor et al p O papel da intui o e do julgamento intuitivo em coaching uma quest o vital n o s para a profiss o de coaching mas tamb m para a pr tica de coaching nas organiza es Trata-se de um tema que tem gerado controv rsias a come ar pelo pr prio conceito de Intui o Embora n o haja consenso entre os especialistas muitos deles aceitam que intui o nbsp n o consciente nbsp uma forma de processar de maneira emocional nbsp e fazer emergir informa es e conclus es nbsp afetada por influ ncias limitadoras do contexto nbsp corre o risco de ser confundida com valores preconceitos distor es cognitivas e cren as nbsp involunt ria e emerge em diferentes cen rios nbsp O que Intui o O tema nbsp intui o em coaching tem sido abordado en passant desde seus prim rdios nbsp nbsp por cl ssicos como Kilburg p nbsp in Mavor et al p nbsp ao mencionar a intui o como um dos elementos da intera o din mica nbsp entre coach e coachee Carl Jung definiu intui o como uma fun o psicol gica que transmite percep es de forma inconsciente por m significativa explora o desconhecido e percebe possibilidades que podem n o estar prontamente observ veis in Hodgkinson et al Segundo Dane e Pratt p intui o pode ser considerada como julgamentos afetivamente carregados que emergem atrav s de associa es r pidas n o conscientes e hol sticas Para Mavor et al p nbsp intui o uma forma de processamento n o sequencial de informa o que abrange elementos cognitivos e afetivos e resulta em conhecimento direto sem a utiliza o do racioc nio consciente Sobkow et al p definem intui o como a capacidade de aprender e detectar padr es cognitivos de forma impl cita e combinar de forma subconsciente informa es de maneira complexa para fazer julgamentos corretos com base em pistas fragmentadas Segundo os autores a intui o baseia-se em v rios processos e mecanismos Um deles a habilidade de adquirir espontaneamente padr es complexos com base na aprendizagem impl cita A International Coaching Federation em seu Padr es de Compet ncias Essenciais nbsp identifica intui o nbsp como parte da Presen a de Coaching definida como a capacidade de estar completamente consciente e criar nbsp um relacionamento espont neo com o cliente ao utilizar um estilo que acesse a pr pria intui o e confie no seu pr prio saber visceral Como lembra Bardwick p A intui o especialmente nbsp valiosa para a conscientiza o do que est sendo dito nbsp sem palavras A intui o mais receptiva s mensagens que est o sendo enviadas atrav s do tom de voz padr o de fala entona es express es faciais postura e movimentos corporais Para nbsp Mavor et al p embora as defini es variem estas apresentam algumas converg ncias nbsp a intui o possui u m componente afetivo ou som tico conhecido como sensa o visceral ou pressentimento nbsp julgamentos intuitivos s o r pidos intuir n o consciente na medida em que somente o resultado intui o do processo intuir acess vel para o consciente intui o diferente de insight intui es informadas s o o resultado de associa es hol sticas baseadas na expertise nbsp num...
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