revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #124 - Setembro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 124

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: ADORO me atualizar! Além da formação em coaching em instituição de ótima reputação, a cada 6 meses busco capacitação em ferramentas inovadoras e lúdicas. No momento estou conduzindo sessões em um escritório de advocacia. O ambiente é sério, um pouco sisudo. Uma cliente de coaching já criticou a gerente de RH porque disse que “essas coisas com post-it que ela propõe são uma groselhada.” Estou intimidado. Devo usar as ferramentas que adoro ou fingir que sou mais sério?

Vou direto ao ponto, João: fingir nunca! Não existe coaching sem presença e um coach não pode estar presente se seu foco é representar um personagem, fingindo ser quem não é. Na perspectiva do construcionismo social que adoto, é na relação entre dois seres humanos que o trabalho de coaching acontece. É na relação entre cliente e coach que o cliente elabora sentidos sobre o tema que está trabalhando no processo de coaching. Para que o vínculo entre cliente e coach se estabeleça, é importante você estar disponível para sua cliente, de forma autêntica.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 142

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fui contratado por uma empresa para trabalhar com uma gerente comercial cujos resultados estão abaixo da meta. Ela está engajada no processo de coaching e busca formas de alcançar mais resultados para sua área. Entretanto, observo questões da empresa que, se não mudarem, tornam o alcance de objetivos da minha cliente praticamente impossível. Como... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 141

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: terminei a capacitação de coaching em uma renomada instituição. Tenho alguns clientes e quero continuar me desenvolvendo nesse ofício que me traz tanto significado e prazer. Pensei em me juntar a um grupo de mentoria ou de supervisão, mas estou em dúvida; qual a melhor opção para uma pessoa recém capacitada em coaching? Maria, em primeiro... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 140

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: acabo de conquistar a credencial ACC da ICF e tenho conduzido boas sessões de coaching junto a meus clientes, entretanto tenho dificuldade em encerrar os encontros. Muitas vezes me estendo mais do que o programado, pois acredito que a elaboração dos clientes sobre seus temas segue seu próprio tempo. Quando os clientes têm algum compromisso... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium