Ultimamente tenho me perguntado quais serão os impactos das ferramentas de inteligência artificial. Estou observando muita gente entusiasmada com os grandes feitos que podem ser atingidos, muita diversão na sua utilização e também outras pessoas assustadas com os potenciais riscos e possíveis resultados negativos que podem causar danos irreversíveis para a humanidade.
A inteligência artificial é um assunto que está ganhando a pauta de muitas discussões e reflexões. Ganhou ainda mais atenção quando recentemente grandes nomes e especialistas, em carta aberta, defenderam a suspensão temporária no desenvolvimento dos sistemas mais poderosos que o GPT-4. Independentemente do que será decidido daqui para frente, como por exemplo se teremos alguma regulamentação ou não para a inteligência artificial, que particularmente desejo serem amplamente discutidos e abordados de forma consciente, quero aqui refletir como será que iremos redescobrir juntos a força, a verdade e a beleza de ser de fato naturalmente Humano.
É preciso entender quais são os novos dilemas. Com o que estamos incomodados? Sem dúvida é um momento importante para verificarmos quais são as questões fundamentais ainda não realizadas. O que temos certeza? O que realmente podemos considerar verdade? O que já nos perguntamos e temos um caminho de conhecimento seguro? A inteligência artificial está aprendendo cada vez mais e tem um potencial gigantesco. Se por um lado positivo pode fazer com que tenhamos resultados incríveis em variados campos do conhecimento, em seu lado negativo pode representar uma forma de repetirmos os erros do passado, só que agora em um outro nível. É realmente assustador pensar isso para a humanidade já recheada de desafios sejam eles éticos, emocionais, cognitivos entre outros.