revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #118 - Março 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 118

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: alguns clientes de coaching executivo se atrasam para as sessões de coaching e fico bem chateado com isso. Acho um desrespeito, uma verdadeira falta de consideração, ao ponto de prejudicar a sessão de coaching. Os atrasos atrapalham minhas programações e o dia fica desorganizado.

Há algo a fazer?

Caro João, podemos refletir sobre seu caso tendo como pano de fundo contratos em processos de coaching executivo, tanto contratos administrativos como contratos psicológicos. Começo com os contratos administrativos. Charlotte Sills (2012) informa que os contratos administrativos dizem respeito aos temas práticos de coaching, por exemplo, a duração do processo de coaching, número e frequência de sessões e também o investimento a ser feito pela cliente ou organização patrocinadora. Questões de atraso de clientes e cancelamento de sessões também devem constar do contrato administrativo. Trago aqui um exemplo de texto para esse tema:

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 136

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching executivo com o diretor de uma empresa de tecnologia há mais de 8 meses. Na ocasião realizamos um encontro na presença da líder dele onde ficou acordado entre nós três que o objetivo do programa de coaching seria relacionamento com stakeholders, com foco em diplomacia. O tempo passou, a líder dele saiu da empresa,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 135

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: acabo de fechar um processo de coaching executivo em um renomado escritório de advocacia. Embora tenha trabalhado bastante tempo na área de marketing de uma grande empresa multinacional, estou insegura: será que vou conseguir me conectar com esse cliente que está prestes a se tornar sócio do escritório? Cara Maria, sua pergunta sobre a... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 134

Nosso coach João nos traz o seguinte dilema: tenho acompanhado a banalização de coaching com tristeza e preocupação. Ouvi falar que o coaching pode ser oficialmente regulamentado e não sei o que isso pode significar para minha atividade. Por outro lado, estou em dúvidas em fazer o investimento de me filiar à ICF. O que a ICF oferece? Vale a pena? Caro João, de fato é triste,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 132

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: aprendi, a duras penas, em minha capacitação para ser coach, que a agenda é do cliente. Entretanto, estou conduzindo um processo de coaching com uma pessoa bastante prolixa. É muito difícil ela se manter em um mesmo assunto, ou dentro da agenda que ela definiu durante a contratação da sessão. Sinto que isso está prejudicando o progresso dela no... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium