“Ser um líder consciente significa embarcar em uma jornada intencional de desenvolvimento. Significa elevar-se propositalmente a um nível muito mais alto de integridade e responsabilidade.” John Mackey
É crescente em todo o mundo - tanto em termos pessoais quanto corporativos -, o movimento de refletir e reconhecer a importância do propósito de vida. Viktor Frankl já dizia há décadas, baseado no pensamento de Nietzche, que “quem tem um para quê, suporta qualquer como.”.
Abordei esse tema em um artigo publicado em 10/11/20 à luz do pensamento de Mihaly Csikszentmihaly. Veja no link:
Thomas Eckschmidt conta em seu livro Fundamentos do Capitalismo Consciente que foi Aristóteles, um dos primeiros a explorar o tema de propósito quando afirmou que “quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está a sua vocação.”
Vocação significa chamado. Todo ser humano recebe um chamado para cumprir uma missão , um propósito. E, algumas pessoas são chamadas para cumprir a missão de liderar outras ao longo da jornada. Para a grande missão e responsabilidade de servir a uma causa.
A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido! (Lc 12,48)
Assim como cada pessoa precisa refletir sobre si mesmo, identificar seus pontos fortes e seus dons naturais que – de algum modo -, podem sinalizar o seu “para quê” está nesse mundo, qual é a sua razão de existir, assim também cada empresa precisa identificar o motivo pelo qual ela existe que deve transcender apenas a busca do lucro.
No livro “As bem-aventuranças do Lider – a jornada do herói”, onde reflito sobre liderança à luz do arquétipo da jornada do herói, conto várias histórias de clientes: pessoas e empresas que tomaram consciência de sua vocação e tiveram suas vidas transformadas.
Transformar a vida a ponto de dar à luz a si mesmo é sinal de maturidade.