revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #117 - Fevereiro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

É hora de o MKT abraçar o ESG

Era uma tarde amena do dia 27 de abril de 2012. A quadra da escola de samba da Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, estava tomada por cadeiras de plástico, formando um grande e animado auditório. Na plateia, mais de 300 pessoas, entre jornalistas, moradores da comunidade, empresários e lideranças, figuras públicas e profissionais de marketing. Estávamos lá para oficializar o lançamento da NBS Rio+Rio, (que depois viria a se chamar NBS SoMa), o primeiro negócio social de uma agência de publicidade no mundo. Uma nova política de segurança pública tinha implementado as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas favelas cariocas e queríamos ajudar as marcas a descobrir qual poderia ser a sua contribuição nos processos de transformação que a cidade enfrentaria. O princípio era simples: qualquer iniciativa proposta aos clientes precisaria produzir transformação e impacto na comunidade onde fosse implantada, ao mesmo tempo que garantisse retorno para as marcas, com resultados comerciais ou reputacionais.

Eu era sócio e VP de Criação e Planejamento da NBS, então a maior agência de capital 100% nacional e que no ano seguinte chegaria à 6ª posição no ranking das maiores agências do Brasil. Alguns meses antes, como uma espécie de teaser para o projeto que ia ser lançado, tínhamos publicado um anúncio com um título provocativo: “Mas o que uma agência de propaganda está fazendo no meio de uma favela?” Em 2012 - quando as pessoas ainda liam jornais e revistas impressos - já se falava muito no Brasil sobre propósito das marcas, mas ainda havia poucas iniciativas realmente capazes de trazer impacto verdadeiro, escalável e mensurável. Se, naquela plateia, todos sabiam o que significava NBS (um acrônimo para No Bullshit), quase ninguém conhecia o acrônimo que ainda não fazia parte das conversas dos times de marketing e comunicação: ESG.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium