revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #117 - Fevereiro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

É hora de o MKT abraçar o ESG

Era uma tarde amena do dia 27 de abril de 2012. A quadra da escola de samba da Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, estava tomada por cadeiras de plástico, formando um grande e animado auditório. Na plateia, mais de 300 pessoas, entre jornalistas, moradores da comunidade, empresários e lideranças, figuras públicas e profissionais de marketing. Estávamos lá para oficializar o lançamento da NBS Rio+Rio, (que depois viria a se chamar NBS SoMa), o primeiro negócio social de uma agência de publicidade no mundo. Uma nova política de segurança pública tinha implementado as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas favelas cariocas e queríamos ajudar as marcas a descobrir qual poderia ser a sua contribuição nos processos de transformação que a cidade enfrentaria. O princípio era simples: qualquer iniciativa proposta aos clientes precisaria produzir transformação e impacto na comunidade onde fosse implantada, ao mesmo tempo que garantisse retorno para as marcas, com resultados comerciais ou reputacionais.

Eu era sócio e VP de Criação e Planejamento da NBS, então a maior agência de capital 100% nacional e que no ano seguinte chegaria à 6ª posição no ranking das maiores agências do Brasil. Alguns meses antes, como uma espécie de teaser para o projeto que ia ser lançado, tínhamos publicado um anúncio com um título provocativo: “Mas o que uma agência de propaganda está fazendo no meio de uma favela?” Em 2012 - quando as pessoas ainda liam jornais e revistas impressos - já se falava muito no Brasil sobre propósito das marcas, mas ainda havia poucas iniciativas realmente capazes de trazer impacto verdadeiro, escalável e mensurável. Se, naquela plateia, todos sabiam o que significava NBS (um acrônimo para No Bullshit), quase ninguém conhecia o acrônimo que ainda não fazia parte das conversas dos times de marketing e comunicação: ESG.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Retrocesso da Diversidade, Equidade e Inclusão em 2024: os desafios desta pauta nas Organizações

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vêm enfrentando retrocessos significativos em várias empresas globais e americanas em 2024, tanto em programas internos quanto em oportunidades de carreira. Mudanças no cenário econômico e pressões culturais e políticas têm feito empresas reavaliarem suas iniciativas DEI, resultando em cortes e reduções em várias corporações. Recentemente,... leia mais

14 minutos

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium