Era uma tarde amena do dia de abril de A quadra da escola de samba da Favela Santa Marta no Rio de Janeiro estava tomada por cadeiras de pl stico formando um grande e animado audit rio Na plateia mais de pessoas entre jornalistas moradores da comunidade empres rios e lideran as figuras p blicas e profissionais de marketing Est vamos l para oficializar o lan amento da NBS Rio Rio que depois viria a se chamar NBS SoMa o primeiro neg cio social de uma ag ncia de publicidade no mundo Uma nova pol tica de seguran a p blica tinha implementado as UPPs Unidades de Pol cia Pacificadora nas favelas cariocas e quer amos ajudar as marcas a descobrir qual poderia ser a sua contribui o nos processos de transforma o que a cidade enfrentaria O princ pio era simples qualquer iniciativa proposta aos clientes precisaria produzir transforma o e impacto na comunidade onde fosse implantada ao mesmo tempo que garantisse retorno para as marcas com resultados comerciais ou reputacionais Eu era s cio e VP de Cria o e Planejamento da NBS ent o a maior ag ncia de capital nacional e que no ano seguinte chegaria posi o no ranking das maiores ag ncias do Brasil Alguns meses antes como uma esp cie de teaser para o projeto que ia ser lan ado t nhamos publicado um an ncio com um t tulo provocativo Mas o que uma ag ncia de propaganda est fazendo no meio de uma favela Em - quando as pessoas ainda liam jornais e revistas impressos - j se falava muito no Brasil sobre prop sito das marcas mas ainda havia poucas iniciativas realmente capazes de trazer impacto verdadeiro escal vel e mensur vel Se naquela plateia todos sabiam o que significava NBS um acr nimo para No Bullshit quase ningu m conhecia o acr nimo que ainda n o fazia parte das conversas dos times de marketing e comunica o ESG Citei o tamanho e a dimens o da ag ncia para mostrar que cuid vamos da constru o...