revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #117 - Fevereiro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 117

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo um processo de coaching executivo em uma empresa que acaba de se fundir com outra. Esse fato mudou tudo! O objetivo de desenvolvimento da minha cliente passou a não fazer mais sentido. Além disso, há muitos anos tive uma interação com o CEO da empresa que se fundiu à organização na qual tenho clientes e esse encontro foi péssimo: achei-o arrogante e despreparado. Estou me sentindo inseguro. Há algo que eu possa fazer?

Caro João, processos de fusão de empresas são complexos e carregados de incertezas. Se por um lado unir duas empresas pode fazer muito sentido do ponto de vista financeiro e de mercado, elementos como cultura organizacional e comunicação interna são essenciais para que uma fusão de empresas faça sentido para as pessoas de ambas as organizações. Quando uma fusão de empresas é anunciada, dúvidas florescem e com elas o medo. Como você, de alguma maneira faz parte do sistema dessa empresa, parece que você também está experimentando algum temor. Dado esse contexto, vamos lidar com os temas mais específicos que você traz: a mudança de objetivo do coaching executivo e a impressão que você tem do CEO da nova empresa que resultou da fusão.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 142

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fui contratado por uma empresa para trabalhar com uma gerente comercial cujos resultados estão abaixo da meta. Ela está engajada no processo de coaching e busca formas de alcançar mais resultados para sua área. Entretanto, observo questões da empresa que, se não mudarem, tornam o alcance de objetivos da minha cliente praticamente impossível. Como... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 141

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: terminei a capacitação de coaching em uma renomada instituição. Tenho alguns clientes e quero continuar me desenvolvendo nesse ofício que me traz tanto significado e prazer. Pensei em me juntar a um grupo de mentoria ou de supervisão, mas estou em dúvida; qual a melhor opção para uma pessoa recém capacitada em coaching? Maria, em primeiro... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 140

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: acabo de conquistar a credencial ACC da ICF e tenho conduzido boas sessões de coaching junto a meus clientes, entretanto tenho dificuldade em encerrar os encontros. Muitas vezes me estendo mais do que o programado, pois acredito que a elaboração dos clientes sobre seus temas segue seu próprio tempo. Quando os clientes têm algum compromisso... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium