Como afirma Mihaly Csikszentzmilhaly o FLOW faz que possamos nos sentirmos melhores no momento e nos capacita a experienciar o potencial incrível quando o corpo e a mente trabalham em harmonia. Para continuar no estado de FLOW é preciso progredir e aprender novas habilidades para ascender a estágios de maior complexidade.
A experiência do FLOW ocorre quando tanto habilidades quanto desafios são altos. Se o desafio é maior que as competências vai gerar ansiedade e se as competências forem superiores aos desafios o indivíduo sentirá tédio.
Sabendo que a complexidade é o fator central do desenvolvimento pessoal, a sociedade espera que ao longo do tempo o indivíduo amadureça mental, emocional, espiritual e fisicamente e tenha comportamento mais produtivo e responsável. É verdade, porém, que muitos não alcançam esse patamar de se realizar exercitando todo o seu potencial. Outros podem ficar no meio termo; mas, para aqueles que buscam a plena realização o FLOW se mostrou decisivo nas pesquisas, porque...
“quanto maior for o desafio e o apoio no trabalho, bem como a variedade e as oportunidades de aprender e de utilizar o máximo da própria capacidade, maior será a possibilidade de ocorrência do FLOW. Inexistindo essas condições, o trabalho inevitavelmente se transforma numa fonte de alienação e apatia.”
Ainda que admitamos que ninguém consegue estar em estado de FLOW o tempo inteiro e que há períodos de marasmo, de estresse e outros fatores críticos que afetam a pessoa, é possível perceber nas experiências diárias quais emoções estão presentes e que tanto maior será a disposição para realizar quanto mais a pessoa se sentir habilitada, assim como o inverso se apresenta podendo gerar apatia.
Nesse gráfico Mihaly alerta para o fato de que, embora haja uma infinidade de emoções além das aqui representadas, estas constituem uma bússola útil para traçar um caminho que proporcione o FLOW, criando situações em que as pessoas possam usar suas habilidades em desafios cada vez mais crescentes.
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Final de ano desperta uma infinidade de sentimentos em todos nós, e alguns desses sentimentos são os mesmos que as pessoas sentem ao perceber que chegaram ao final da vida. É como se dezembro fosse um microcosmo da jornada humana: um momento inevitável de balanço, de análise do que foi vivido e do que ainda falta viver.
Qual foi o sentimento que você experimentou, em dezembro, ao... leia mais
Você está com a cabeça cheia? Cansada? Está sentindo que falta inspiração e criatividade?
Desacelere, Desconecte, Despreocupe-se
Em meu texto "A Era da Distração", eu falo sobre a dificuldade de nós mantermos o foco no que é importante e prioritário. A tecnologia nos ajuda, mas cada vez mais nos bombardeia de informações e acelera nosso padrão mental.
Vivemos em um mundo... leia mais
No último dia 11 de setembro os atentados ou ataques terroristas aos Estados Unidos completaram 23 anos, e eu gostaria de aproveitar este assunto, não para falarmos de terrorismo, mas do espetáculo que é o funcionamento da nossa mente.
Se te eu te fizer a seguinte pergunta: “Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001, no exato momento em que soube do atentado terrorista às Torres... leia mais
Liderança é o processo de influenciar os outros para que entendam e concordem quanto ao que fazer e como fazer. É facilitar os esforços individuais e coletivos para atingir objetivos compartilhados.
Um líder exemplar é aquele capaz de afetar as crenças, as atitudes e o comportamento de seus seguidores. Ele é capaz de potencializar, capacitar, energizar e desafiar a si mesmo e aos... leia mais
Se você quiser alcançar suas maiores aspirações, superar seus desafios e desenvolver o que há de melhor em si, precisa assumir 100% de responsabilidade sobre sua vida.
A verdade é: somos os únicos responsáveis por nossa vida, mas raras vezes pensamos desta maneira.
A regra geral nos manda culpar o outro ou uma circunstância qualquer por nossos obstáculos, problemas e reveses. Esse... leia mais