revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #109 - Junho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 109

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou incomodada com o término de processos de coaching executivo. Em geral contrato com a organização que patrocina o processo um número de sessões de coaching específico e esse conjunto é adequado para trabalhar junto ao cliente os temas pertinentes. Porém, algumas vezes sinto que o cliente poderia se beneficiar de mais algumas sessões. Também acontece o cliente ter insights e endereçar a questão antes do número acordado. Além disso, muito raramente, o cliente simplesmente desaparece e não consigo terminar o processo de coaching de maneira apropriada. Em resumo: o que fazer para terminar um processo de coaching exatamente no número de sessões contratado com a organização?

Maria, ter um número fixo de sessões é uma boa prática porque a partir de uma quantidade específica de sessões, cliente e coach ganham foco e ritmo para endereçar os temas do processo de coaching. Vale ressaltar, entretanto, que é fundamental acordar o tema que será tratado durante o coaching de maneira que seja possível lidar com a questão no tempo combinado. Essa não é uma questão trivial, faz parte do processo de coaching e requer não apenas a contratação no início do coaching como recontratações ao longo do tempo.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 130

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo o processo de coaching de carreira com uma senhora 25 anos mais velha que eu. Ela foi uma executiva importante, chegando a sócia em renomada consultoria, e agora se diz perdida diante da aposentadoria compulsória. Ela ainda tem muita energia e vontade de contribuir, mas não sabe que direção seguir. Com menos experiência e... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 129

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em coaching para realizar uma transição de carreira (de profissional de Gente e Gestão de um grande banco para Coach Profissional). Ainda trabalho muitas horas lidando com as demandas que meu cargo exige e como a formação em coaching que estou cursando requer que eu tenha clientes de coaching para praticar, optei por exercer... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 127

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: meu cliente de coaching executivo é o representante da filial brasileira da companhia e está se preparando para um momento importante: apresentação a todos os 1.000 funcionários aqui no Brasil sobre os fracos resultados em 2023 e perspectivas para o próximo ano. Acredito que preparar meu cliente para essa exposição é um trabalho de mentoria.... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 126

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou muito surpreso com a falta de interesse do líder do meu cliente no processo de coaching. Ele não participou da reunião de briefing e em um intervalo de tempo de três semanas foi incapaz de encontrar 45 minutos para falar de seu liderado. Com mais de 5 anos de experiência como coach executivo sei que a perspectiva que o gestor tem de seu... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium