Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou incomodada com o término de processos de coaching executivo. Em geral contrato com a organização que patrocina o processo um número de sessões de coaching específico e esse conjunto é adequado para trabalhar junto ao cliente os temas pertinentes. Porém, algumas vezes sinto que o cliente poderia se beneficiar de mais algumas sessões. Também acontece o cliente ter insights e endereçar a questão antes do número acordado. Além disso, muito raramente, o cliente simplesmente desaparece e não consigo terminar o processo de coaching de maneira apropriada. Em resumo: o que fazer para terminar um processo de coaching exatamente no número de sessões contratado com a organização?
Maria, ter um número fixo de sessões é uma boa prática porque a partir de uma quantidade específica de sessões, cliente e coach ganham foco e ritmo para endereçar os temas do processo de coaching. Vale ressaltar, entretanto, que é fundamental acordar o tema que será tratado durante o coaching de maneira que seja possível lidar com a questão no tempo combinado. Essa não é uma questão trivial, faz parte do processo de coaching e requer não apenas a contratação no início do coaching como recontratações ao longo do tempo.