(Discover – The future of coaching is inclusive)
DEI (diversity, equity, inclusion) felizmente vem ganhando expressão na sociedade. Instituições dos mais diversos segmentos da sociedade estão sendo despertadas a olhar para as suas realidades e práticas inclusivas. O tema vem tomando expressão no contexto estratégico das organizações e nota-se, em alguns casos, uma corrida enlouquecida para reverter números que revelam um padrão social absurdamente convencionado e excludente. Lamentavelmente, o andar de cima de muitas organizações ainda concentra C-Leves predominante masculinos, brancos, entre 35 e 50 anos de idade, oriundos das “melhores escolas” as quais espelham exatamente o mesmo padrão social.
Este padrão ressoa contra: - a humanização que é diversa por natureza; - a diversidade pulsante que gera inovação; - a experiência e aprendizagem com o cliente, oriundo de uma sociedade desigual.
Como esse contexto conversa com o coaching?
Este contexto interage com a própria condição de Ser Coach e assim conduz a uma jornada de autoconsciência e um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional. A International Coaching Federation criou um guia disponível em
https://coachingfederation.org/app/uploads/2021/07/ICF-Coach-Training_DEIJB-Resource-Guide.pdf para orientar coaches com referenciais e recursos para o seu desenvolvimento continuado nas competências de coaching, em alinhamento com DEIJB (diversity, equity, inclusion, justive and belonging). Boa vontade e reflexão são imprescindíveis mas o primeiro passo para ‘entrar no campo DEIJB” é buscar entendimento sobre definições, como: