Para que a projeção de futuro seja útil para as organizações, ela deve ter sete dimensões. A primeira é que a jornada é focada no aprendizado e não em previsões específicas ou metas estratégicas. A jornada é contínua, adaptativa e baseada em narrativas. Em segundo lugar, para as organizações se transformarem, elas devem desafiar seu futuro usado: elas continuam com práticas que não correspondem à visão desejada. Em terceiro, como a taxa de mudança tecnológica é dramática, muitas vezes exponencial, é necessário que as organizações busquem questões emergentes - novos desreguladores que podem desafiar os procedimentos operacionais padrão. Em quarto lugar, eles precisam de futuros ou cenários alternativos, pois são os que melhor capturam a incerteza e permitem novas possibilidades. O quinto é a inclusão, ou a questão de "quem não está na sala?" Em sexto, para que um novo futuro surja com sucesso, ele deve ter uma visão de mundo que o apoie e uma narrativa ou metáfora subjacente. E, sétimo, eles precisam de uma visão, nem muito longe nem muito perto, que habilite e enobrece. (nota 1)
Estudos de Futuros ou alternativamente referidos como Prospectiva Estratégica, é a compreensão de futuros alternativos e as visões de mundo e mitos que os fundamentam.
Embora existam várias abordagens para os Estudos do Futuro, uso a abordagem dos seis pilares. Esta abordagem é linear e sequencial com o objetivo de mapear o futuro, antecipar questões emergentes, compreender padrões mais profundos, mergulhar mais fundo nas narrativas centrais, criar cenários alternativos e concluir com uma visão e caminhos estratégicos para concretizar a visão.