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Edição #99 - Agosto 2021

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Luzes, câmera, ação! – parte 4

1971=>2021 – O que mudou?

Parte 2- Perspectiva das lideranças.

Nos dois primeiros artigos, nós saímos do “De manhã ela faz tudo sempre igual” do Chico Buarque para o “Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo” do Lulu Santos. No terceiro artigo começamos analisando o que mudou nestes 50 anos na perspectiva das empresas e agora, no quarto capítulo, será a vez da perspectiva dos líderes, das lideranças.

Continuarei fazendo uso da “licença acadêmica” que solicitei no artigo anterior e irei utilizar 4 “pilares”: Propósito, Walk the Talk, Treinamento e Desenvolvimento, para facilitar a exposição do que mudou e continua mudando de forma acelerada nas organizações.

• Propósito: que deve ser entendido como as lideranças assegurarem que o propósito da empresa esteja presente em cada momento e situação do dia a dia da corporação. Agindo como verdadeiros guardiões da razão de ser e dos valores e princípios da empresa, zelam permanentemente para que os comportamentos, atitudes e posicionamentos de suas equipes estejam em perfeita sintonia com os mesmos.

Mais até do que buscar equilibrar os propósitos da organização e das pessoas, o desafio hoje é ir além, compatibilizando-os com os prop ósitos de um mundo que se pretende que seja progressivamente mais sustentável.

• Walk the Talk: expressão em inglês que significa praticar o que se diz, prega ou sugere que outros façam; em vez de só falar. Guardar total coerência entre o discurso e a prática. Em outras palavras, "fazer de fato o que se fala" em oposição ao conhecido "faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

Para bem praticar o Walk the Talk, vale ter sempre em mente, nos relacionamentos com as suas equipes, os 3 C´s do psicopedagogo Içami Tiba: Constância de propósitos em cada ato; Coerência em tudo o que se fala e faz; Consequência da falta dos 2 itens anteriores (deixando claro o que acontece se faltar constância ou coerência).

• Treinamento: ato ou efeito de treinar, capacitar alguém para algum tipo de trabalho ou atividade; processo que torna alguém capaz de executar algo, com destreza, através de orientação, instrução e exercícios práticos.

A destreza na realização de uma tarefa é adquirida “on-the-job”, aprendendo com profissionais mais experientes na função e (ou) em sessões de treinamento fora do ambiente ou horário de trabalho.

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