Você sabe onde o coaching pode ser visto em ação? Nesse artigo, você visualizará a presença de certas premissas, incluindo as competências preconizadas pela ICF, que além de orientar o papel do coach, não conflitam com diferentes bases conceituais e metodológicas adotadas.
Há poucos dias participei do 11º WBECS – World Business and Executive Coach Pre-Summit, evento anual com 40 palestras sobre Coaching e liderança, mas que tratou de alguns temas de interesse geral. Em um deles, Peter Bregman e Howard Jacobson, duas figuras expoentes no universo do coaching, trouxeram um assunto instigante: “você pode mudar outras pessoas!”. Sim, instigante porque provoca coaches e psicoterapeutas em um princípio muito aceito e consolidado: “as mudanças mais efetivas vêm de dentro e você não consegue mudar as pessoas”.
Se você lidera pessoas já deve ter aprendido que não é fácil, e nem é exatamente seu papel motivá-las. Afinal, elas até podem ter em comum a necessidade de trabalhar e ganhar dinheiro para viver, mas podem se sentir motivadas por razões diferentes. Isso quer dizer que, o que funciona para alguns, não funciona para outros, e que você terá que investir tempo para descobrir a “moeda motivacional” de cada um. Mas quando você a identifica e oferece oportunidades alinhadas, pode estar certo de que o investimento terá um ótimo retorno!