No artigo de hoje quero trazer à consciência a importância do cuidado da saúde financeira dentro de um lar. Evitar brigas e divórcios também fazem parte de um bom planejamento financeiro.
Certa vez, um casal que estava com a data de casamento marcada veio até mim para saber se estavam tomando as melhores decisões financeiras neste início de vida a dois. Começaram contando que as despesas com o casamento estavam quase quitadas. A lua de mel seria presente de um padrinho. A casa onde iam morar já era da noiva e por isso não haveria alto custo de aquisição de um imóvel e nem mesmo aquela carga mensal de aluguel. Ambos trabalhavam e sabiam que poderiam arcar com os gastos básicos de um lar. Eles tinham ainda uma pequena reserva financeira, que estava guardada para qualquer emergência. Tudo lindo, pra ninguém botar defeito!
O passado e o presente estavam bem estruturados, e aparentemente não teriam surpresas no início daquele novo momento de vida. Mas ao perguntar sobre os sonhos e projetos, percebemos que não havia nada planejado, nem mesmo conversado. Enquanto um sonhava em andar de balão na Capadócia, o outro queria comprar uma supermoto para rodar no asfalto aos finais de semana. “Capadócia? Nunca imaginei que tinha uma vontade dessa.”, disse o noivo com o olhar surpreso pela novidade.