Caros leitores,
esta é uma edição especial e comemorativa. Ela marca os oito anos desta caminhada, iniciada em uma viagem que fiz a Canela, no Rio Grande do Sul, para participar de uma formação em Storytelling, que também já foi tema de um dossiê.
Naquela ocasião, já com minha consultoria há 5 anos, pensava em minha vida e carreira, e sentia que havia um espaço a ser preenchido, mas não tinha clareza onde. A bordo do avião, meu cérebro pensava e pensava sobre o que eu poderia fazer para preencher aquele “vazio”. Quando pensei no que me daria muita alegria veio de imediato a Revista Jogos Cooperativos, que havia editado por 5 anos com minha parceira e companheira Mônica Teixeira.
Uma revista.... é isso!!!
Mas agora, com as facilidades da tecnologia, será digital. Como já estava bem envolvido com o mundo do Coaching, o tema foi escolhido com facilidade. Como missão, trazer informação de alta qualidade para o mercado brasileiro de desenvolvimento humano.
E assim tem sido nesses oito anos, com a produção de 98 edições, 1300 artigos escritos por 555 autores. Agradeço a parceria de Danilo Scarpa, que traz a arte para nossas capas e criou nossa identidade visual. Agradeço a Marcelo Costa, que em um momento crítico pelo qual passei, evitou , com sua amizade e parceria, que a revista tivesse fim. Agradeço a cada pessoa que que doou seu tempo e compartilhou seu saber e experiência, escrevendo um artigo ou tendo coordenado um dossiê. Agradeço especialmente aos assinantes que depositaram um voto de confiança nesse projeto, no início inovador, e que agora se mostra sólido e com um acervo muito respeitado.
Assim, Feliz Aniversário Revista Coaching Brasil, e que tenha muitos anos de vida.
Nesta edição, trazemos um tema que esta na lista já um bom tempo: Antroposofia. Meu respeito e admiração pelo tema vem de minha infância, quando, aos cinco anos, tive a honra de ser tratado em um momento bem crítico, pela própria Dra. Gudrun Burkhard, na época, amiga de minha tia. Isso virou história de família que minha mãe sempre contava.
Maria Angélica Carneiro, que já coordenou o dossiê sobre Biografia Humana, indicou o nome de Cláudia Queiroz para coordenar este dossiê. Escolha perfeita.
Que mais um dossiê que traz um tema filosófico e prático, que alia a ciência e a espiritualidade, possa contribuir para suas reflexões.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 01/06/2021