“Quando uma ou mais pessoas estiverem presentes, em meu nome, EU estarei presente”. Esta frase é Crística e, portanto, arquetípica podendo resumir o poder e a magia que surgem nas sessões de coaching, nos momentos em que a conexão acontece e passamos a caminhar junto com o cliente, envoltos por uma clarividência trabalhada em conjunto, numa oitava acima. Esse nível de aprofundamento, que nos remete a uma consciência mais apurada, não é muito usual no dia a dia de profissionais voltados para explorar questões específicas, dentro de contextos bem delineados, mas com certeza sempre se faz presente quando o processo de coaching alinha as instâncias do pensar, sentir e querer e nos oferece um patamar privilegiado de observadores conscientes em posse do seu EU. Cabe aqui compartilhar um verso:
Erra quem confunde o espírito com a alma
Não menos erram aqueles que confundem a alma com o corpo
Da união do espírito com a alma nasce a razão
Da união da alma com o corpo nasce a paixão
Destes três elementos:
A Terra deu o corpo
A Lua deu a alma
E o Sol deu o espírito
através dos quais o homem consciente de todas as coisas é a uma só vez, durante sua vida física, um habitante da terra, da lua e do sol.
Plutarco
Eu diria, um habitante do Universo em perfeito alinhamento corpo, alma e espírito. Ao falar dos sentidos, Rudolf Steiner, menciona que os sentidos humanos não são só 5 e sim 12, sendo este último desenvolvido e presente no ser humano mais evoluído como o sentido do EU. Um estado de desenvolvimento humano em total consciência de si e do mundo. Podemos dizer que o ser humano, neste estágio, está em perfeita autenticidade e totalidade.
Alcançar níveis mais altos de consciência é poder perceber o outro com maior sensibilidade, com a vivência já experimentada anteriormente, que ajuda a reconhecer os temas levantados, mas também com a intuição e percepção aguçadas, fazendo uso de arquétipos, imagens e metáforas que traduzem aquilo que está nas entrelinhas – o que não foi dito, mas deve ser auscultado e que se coloca entre o coach e o cliente quase como um mistério a ser desvendado. É utilizar todos os sinais fornecidos, em meio a esse campo energético diferenciado que foi se configurando no percurso de conhecer o cliente em toda a sua plenitude, onde o temor e sentimentos similares nem sequer foram cogitados.