In my end is my begininng. In my beginning is my end.
Em meu término está meu início. Em meu início está meu término.
Mary, Rainha da Escócia - T. S. Eliot
A pandemia já trouxe e ainda trará profundas transformações na sociedade, nas organizações e nas pessoas. O ano de 2021 e 2022 serão tempos de transição. Com as vacinas sendo aplicadas há a expectativa de mais saúde, mais confiança, retomada da economia e aumento do emprego. Mas, as coisas não voltarão a ser como antes, pois vivemos e viveremos uma nova realidade, que nós construiremos. As organizações e as pessoas precisam se reinventar, se transformar, se adaptar e construir uma nova realidade. Um exemplo organizacional é o foco em resultados, que agora precisa efetivamente ser equilibrado com a dimensão humana e com a inovação, dando prioridade aos soft skills. A busca de resultados trimestrais deve ser equilibrada com a busca de resultados sustentáveis.
O antigo ciclo terminou e um novo começa. A frase de abertura deste artigo remete aos ciclos circulares, em que algo se inicia, cresce, amadurece e morre. As estações do ano ilustram isso. Algumas frases estimulam este novo momento: Just do it! Vai lá e faça!, Yes, we can! Sim, nós podemos e Walk the talk Faça o que fala.
As imagens usuais dos ciclos são de um círculo, passando sucessivamente de uma etapa a outra (veja abaixo). Acontece que quando um ciclo se encerra e outro se inicia, geralmente estamos em uma outra situação, de preferência mais elevada. Isto nos remete à imagem de uma mola espiralada, que olhada no topo é um círculo, mas que na 3ª dimensão nos mostra que outro patamar foi alcançado. Este é o processo de desenvolvimento, representado pela seta, ou seja, cada vez que percorremos um círculo, chegamos a um novo estágio. A Bíblia no livro de Eclesiastes 3, também se refere a ciclos, a tempos diferentes, demandando comportamentos diferentes: Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.