As tempestades chegam apenas para testar nossas forças
Coaching é uma prática que envolve desenvolver e cuidar de pessoas e, a partir desta perpectiva, início este artigo.
Participar deste dossiê sobre Responsabilidade Social nesta conceituada revista é uma honra para mim. Fez emergir valores profundos e genuínos, conectados com a minha jornada recente de Liderança Voluntária na presidência da ICF Brasil/Rio. Esta experiência me fortaleceu com aprendizados significativos e valiosos, trazendo a importância de atuar em uma comunidade global pautada pela ética e pelo compromisso com a excelência e com a solidariedade.
No momento que começou a pandemia no Brasil, em março de 2020, eu ocupava o cargo de Presidente da ICF Brasil no Rio de Janeiro. Foi um período dramático para a sociedade, porque precisávamos enfrentar as incertezas e o medo de lidar com uma pandemia sem precedentes.
A partir das recentes metas definidas pela ICF Global de desenvolver, conectar, influenciar e liderar surgiu a proposta na Regional do Rio de Janeiro de criarmos uma ação social local, uma vez que esta regional já trazia experiência e vocação para este tipo de projeto.
Cabe aqui mencionar que esta Regional da ICF Brasil, desde sua criação, definiu como estratégia contribuir para o desenvolvimento social da cidade. Esta estratégia vem sendo mantida até hoje por meio da oferta pro bono nas modalidades individual, de equipe e de grupos a gestores de organizações (ONG’s) à frente de projetos de alto impacto social.
Desde 2018, entre os 43 Coaches Voluntários, 4 Coaches se voluntariaram para atuar em Supervisão/Mentoria. Quase 80 profissionais de 4 ONG´s foram beneficiados e essas organizações já prestaram depoimentos enfatizando a relevância da contribuição do coaching para gerar resultados relevantes.