“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
Franz Kafka
Antes de tudo, quero trazer para as leitoras e leitores, o que significa solidariedade para mim, pois há uma infinidade de definições por aí. Desde muito jovem, ouvia meus pais dizerem que para ser solidário, precisamos aprender a doar o que falta e não o que sobra, e isso sempre me chamou muita atenção. Anos mais tarde, fui entender o que eles queriam dizer, pois não é muito fácil dividir com o outro o que conseguimos amealhar a partir do nosso trabalho.
Aprendi também, que, se não temos coisas materiais ou recursos financeiros para compartilhar podemos doar tempo, e assim, fui construindo e solidificando meu espírito solidário até chegar à idade adulta.
Ao analisar a origem da palavra solidariedade, dois termos derivados do latim são encontrados, solidum (totalidade, segurança, total) e solidus (sólido, maciço, inteiro).
Pesquisando sobre as possíveis interpretações sobre a solidariedade e de novo, há uma infinidade delas, fiz uma lista de oito (08):
• estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação, empresa ou negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas;
• laço ou ligação mútua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras;
• compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras e cada uma delas por todas;
• condição grupal resultante da comunhão de atitudes e sentimentos, de modo a constituir uma unidade solida de grupo capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposição vinda de fora;
• dependência mútua entre as pessoas;
• sentimento que leva as pessoas a se auxiliarem mutuamente;
• relação mútua entre coisas dependentes;
• termo de origem jurídica que, na linguagem comum e na filosófica, significa:
1- inter-relação ou interdependência;
2- assistência recíproca entre os membros de um mesmo grupo.
Soli dariedade para mim, é como uma segunda pele para quem a vida ensina que não é possível ir muito adiante em voo solo. No contexto da pandemia de Covid-19, solidariedade tornou-se a palavra de ordem para aqueles que já entenderam e outros que aprenderam a duras penas, que ninguém se salvará sozinho.