Após mais de trinta anos de prática como advogado e líder de projetos e equipes em grandes escritórios, resolvi agregar novos desafios à minha vida – sair da famosa “zona de conforto”. Decidi construir uma nova trajetória profissional como mediador (“peace maker”), o que, com o passar dos anos, se tornou para mim uma nova paixão.
A mediação, contudo, ainda é uma atividade em processo de consolidação no Brasil e que necessita de muito investimento e apoio de diferentes stakeholders (advogados, empresários, diretores de empresas, universidades e autoridades públicas, em especial do poder executivo).
Para aprofundar meu conhecimento e prática deste método de resolução de conflitos, calcado na facilitação da comunicação entre partes, com o propósito de resolver variados tipos de conflitos, eu busquei montar um mosaico que reunisse conceitos específicos (em especial dentro da área do direito com um mestrado no exterior) com novas práticas na área de comunicação, autoconhecimento e liderança, dada a fase ainda inicial da mediação no Brasil (a lei tem apenas 5 anos de vigência).
Ou seja, não bastava apenas o conhecimento técnico específico, mas também era e é fundamental agregar novas habilidades em outros campos de aprendizagem, sobretudo do comportamento humano.
Iniciei assim uma jornada cheia de questionamentos: O que fazer diante de um desafio gigantesco como esse? Uma nova carreira em um mercado ainda embrionário? Como deixar uma contribuição, um legado, para que as próximas gerações tenham modos mais inteligentes e menos dolorosos de resolver seus conflitos? Como conciliar isso tudo de forma profissional, orgânica e eficiente, ainda por cima em meio a uma pandemia?
Enfim, muitas perguntas e muitas incertezas. De certeza apenas duas: para empreender algo que realmente tivesse valor e significado para mim, seria preciso sonhar grande e, para alcançar resultados que me trouxessem satisfação, seria essencial buscar apoio de outras pessoas que tivessem inspirações similares ou complementares. Unidos efetivamente somos mais fortes!