Olá, em continuidade a série de artigos sobre Finanças Pessoais, trago agora uma reflexão sobre mais um tema bastante atual.
O sistema PIX assumiu uma notoriedade recente e precisa da nossa compreensão.
Os bancos estão intensificando os comerciais na televisão com o objetivo de esclarecer, mas muitas vezes podem mais confundir que esclarecer.
Muitos também devem estar recebendo e-mails e mensagens dos bancos onde tem conta pedindo para aderir e se cadastrar neste novo sistema.
Porém, acredito que muitos devem estar com dúvidas a respeito.
O que é PIX?
É um sistema inovador de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.
Este novo sistema será disponibilizado pelos bancos, instituições financeiras, meios de pagamento por aplicativos e fintechs (novas empresas do sistema financeiro).
Como funciona?
Este novo sistema de pagamento instantâneo será uma nova opção para a transferência de valores pelo sistema bancário, hoje realizada através de DOC e TED.
As pessoas poderão realizar operações de transferência de crédito para outra pessoa ou empresa e, também receber valores em sua conta bancária, cartões ou aplicativos no celular.
O que é diferente e inovador no PIX?
• Agilidade • as pessoas e empresas farão essas transações em menos de 10 segundos, com o uso da internet, tanto no computador quanto no celular.