“Não tema ir devagar. Tema estar estagnado.”
Provérbio chinês
Olá, Viajante do Tempo. Espero que essa carta encontre você bem.
Muito prazer, meu nome é Calebe Luo, peregrino e aprendiz. Nasci em dezembro de 1979, um híbrido das Gerações X e Y. Cresci em meio à evolução das mídias analógicas para as digitais (do VHS para o Blu-ray), vivi a ascensão do PC e do smartphone.
O ano é 2020, estamos em meio à pandemia COVID-19, sem vacina aprovada, mas com boas expectativas. Pertenço ao grupo de risco e espero em breve poder sair de casa com segurança. Nem parece que já se passou meio ano nessa situação. Temos tecnologias avançadíssimas, mas fomos surpreendidos pelo Coronavírus, um microrganismo que foi capaz de parar a humanidade e está transformando nossos relacionamentos, costumes e forma de trabalhar numa velocidade impressionante.
Esta é a primeira de seis cartas. Nelas compartilharei experiências, devaneios e histórias, tendo como tema central os Seis Graus de Liberdade de Escolha, adaptação livre que fiz de um conceito que estudei na faculdade de engenharia. Um corpo rígido possui até seis graus de liberdade de movimento. Quanto mais graus disponíveis, mais possibilidades ele tem de se movimentar. Aplicados à tomada de decisão, quanto mais graus, mais possibilidades de escolha. Em cada carta cobrirei um grau, começando aqui por atenção.