“O sucesso está também na qualidade da jornada e não somente na vitória conquistada”
Transição significa passagem de um lugar, de um estado de coisas, de uma condição a outra. Estamos e sempre estaremos em transição ao longo de nossa vida.
Em cada fase temos desafios a serem superados, como: aprender a desapegar de coisas em que acreditávamos, mudar a forma de ver o mundo, o jeito de fazer as coisas e o entendimento que temos, a reorganização para assumir novos papéis e responsabilidades e aprender a usar novas ferramentas. Por estes motivos, as transições promovem muitos aprendizados e ampliam o repertório pessoal e profissional.
São momentos ou períodos em que não cabem as intensidades e, sim, constância e consistência. O desafio de uma transição é realizá-la sem muitos abalos à estrutura emocional, sem perder as oportunidades, a reputação e a qualidade dessa jornada. Fazer uma boa jornada de transição é tão importante quanto os resultados obtidos na chegada.
A transição que me refiro neste artigo é quando um profissional é promovido para um cargo mais sênior e com mais responsabilidades. Quando tudo parece que será uma lua de mel profissional e muitas expectativas são vivenciadas como um sonho que foi realizado, uma ambição de carreira atendida.