Olá, em continuidade a série de artigos sobre Finanças Pessoais, trago agora uma reflexão sobre mais um tema atemporal, mas que alguns podem ter percebido a importância, justamente neste período da pandemia.
Conforme já explicado anteriormente, uma das bases do Planejamento Financeiro é a construção de um Colchão de Segurança, ou seja, uma reserva financeira para as despesas que nos surpreendem e que não conseguimos planejar e exigem recursos imediatos. Se você tiver, não irá recorrer ao sistema financeiro, que no nosso país cobra taxas muito altas para qualquer tipo de empréstimo.
Outra atitude importante é a acumulação, ou seja, gastar menos do que ganha, guardar regularmente recursos para a realização de seus objetivos pessoais e projetos de vida de forma planejada e, sem se endividar.
Também e não menos importante, deve-se realizar uma acumulação contínua através da poupança intencional para a construção da independência financeira, uma reserva que será utilizada quando não quiser mais atuar profissionalmente para a geração de recursos financeiros, ou reduzir o ritmo das atividades do trabalho para usar estes recursos para o sustento e a manutenção do padrão de vida desejado.
A saúde financeira pode vir a sofrer com situações e eventos futuros que apesar de possíveis, são incertos, tais como acidentes pessoais, doenças ou até mesmo a morte.