revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #87 - Agosto 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

ICF Portugal Uma Associação Profissional Inclusiva, Relevante e Ativa

A ICF Portugal é o capítulo português da ICF – International Coaching Federation, a maior organização de coaches profissionais do mundo.

A afirmação de que a ICF é a maior organização de coaches profissionais do mundo assenta em dois vetores: a quantidade de pessoas envolvidas e a afirmação do Coaching como profissão.

Mais de 40 mil membros, organizados em mais de 140 capítulos locais, sediados em cerca de 70 países, faz desta uma associação à escala mundial.

Desde a sua criação, em 1995, a ICF assumiu um compromisso com a autorregulação da atividade de Coaching em total alinhamento com a sua missão – “a ICF existe para liderar globalmente o avanço do Coaching profissional” – e visão – “o Coaching é parte integrante de uma sociedade próspera e cada membro da ICF representa a mais alta qualidade do Coaching profissional”.

É tendo por base esta referência que os vários capítulos da ICF, e assim também o capítulo de Portugal, definem a sua atividade local.

De notar que para o ano da celebração do seu 25.º aniversário, a ICF fez assentar o seu plano estratégico em quatro vetores:

1 - Aproveitamento do ecossistema para impulsionar o crescimento profissional dos membros em busca de maior impacto e confiança;

2 - Proporcionar um sentimento de pertença através de uma comunidade integrada;

3 - Posicionar os Coaches da ICF como o padrão de referência; e

4- Desenvolver a liderança entre os voluntários.

Recorde-se que a atividade dos vários Capítulos da ICF é feita, na sua maioria, por voluntários que emprestam o seu tempo, energia e sabedoria à construção da visão comum e ao desenvolvimento destes objetivos estratégicos. Em Portugal não é diferente.

Em harmonia com a ICF Global, a ICF Portugal assumiu-se, para o biénio 2020/2021, como uma associação inclusiva, relevante e ativa, alinhando em conformidade o seu plano de atividades.

Sendo o Capítulo de Portugal, como qualquer outro, a entidade que representa localmente a missão e visão da ICF, devem os seus princípios e atividades locais e globais viver em harmonia.

Assim, a ICF Portugal existe para servir os seus membros e também para contribuir para uma sociedade mais próspera, seguindo, para tal, o quadro de referência da ICF Global, quer quanto aos seus valores, respeito pelas competências chave e código de ética, mas também em alinhamento com a sua visão e missão.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Qualidades Espirituais

Quando uma pessoa diz que é um atleta, está apenas identificando sua prática esportiva ou sua profissão, mas não necessariamente podemos concluir que se trate de um excelente atleta. Para tanto, ela deve possuir e praticar certas qualificações físicas, emocionais, culturais e, sobretudo, de performance: que resultados tem obtido como atleta? ... leia mais

14 minutos

Novos olhos, Novas paisagens: Três Casos de Coaching de Carreira Baseados em Pontos Fortes

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust Outro dia escutei uma colega coach dizendo: “adoro trabalhar com coaching voltado ao profissional, só me recuso a fazer coaching de carreira”, justificando com o quão cansativo e pouco impactante era.  Essa percepção dela me deixou pensando... leia mais

11 minutos

A História da Formação da Língua Portuguesa: Uma Língua, Várias Nações

“A nossa língua comum foi construída por laços antigos, tão antigos que por vezes lhes perdemos o rastro.”Mia Couto Todas as línguas acompanham a história dos povos com a qual entram em contacto. Não poderia ser diferente com a língua portuguesa que começou em terras lusitanas e expandiu-se para outras regiões do mundo, sem antes ter passado ela mesma, e, anteriormente, uma... leia mais

13 minutos

Segurança Psicológica para Coaches

Como criamos segurança psicológica em equipes que trabalham virtualmente?  Essa pergunta brota no meu trabalho e tem sido a pergunta de muitos dos meus clientes de coaching - equipes, líderes e organizações.  Como ajudar as pessoas em equipes distribuídas a estarem presentes e se envolverem no meio do COVID-19, com todos os problemas presentes: trabalhar em casa, instabilidade... leia mais

13 minutos

A aspiração à Transcendência no Yoga e a Psicologia Transpessoal

Segundo George Feuerstein (1998) o desejo, a aspiração por transcender a si mesmo e ir além da consciência comum, de encontrar um lugar interior que supere a própria dimensão da individualidade é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Ao longo da nossa história em diversas civilizações, foram encontrados registros dessa aspiração humana nas pinturas rupestres, túmulos... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium