este ano de 2020, não começou de forma tranquila como todos os outros. Entenda aqui este “tranquila” como aquela “normalidade” que nos permite fazer planos “normais”, como emagrecer, fazer exercícios, aprender inglês, etc. Agitações intensas na política, mudanças de rumo na economia, a escalada de uma intolerância e agressividade sem precedentes na sociedade, e um vírus que já dava sinais, no outro lado do mundo, de que nossas vidas iriam passar por grandes mudanças.
“Disrupção”: substantivo feminino, que significa, ato ou efeito de romper-se; fratura, quebra de um curso normal de um processo. Este termo, cada vez mais utilizado na “modinha” dos clichês organizacionais, ganha novo contexto, relevância e prática. Descreve com maestria nossa nova realidade: isolamento da maioria, confinamento com nossa pequena tribo. Solitude para alguns, solidão para a maioria, estresse, mais desafios e conflitos.
Creio que não por acaso, mas esta discussão fica para quando pudermos fazê-la ao vivo, com choops, pizza e muitos abraços, nossas edições este ano foram por um caminho de olhar muito para dentro, cutucar nossa essência. Começamos com uma síntese do CONVERGE19, falando sobre “Empatia para nova década” e “Inteligência Espiritual”. Na sequência vieram “Teoria Integral”, “Biografia Humana”, “Valores” e “Organizações Positivas”.
Coincidência ou não, fato é que nunca precisamos tanto parar para nos olharmos melhor, para compreender quem somos, como funcionamos e como podemos viver juntos, “numa boa”.
Este dossiê, organizado com muito carinho e esmero por Ricardo Farah, traz a “Abordagem Integrativa Transpessoal”, com uma riqueza de artigos que sinalizam caminhos muito lógicos, e concretos.
Na apresentação do dossiê ele escreve: “Para mim, a Psicologia Transpessoal visa, permeando as dimensões física, mental, emocional e espiritual do ser humano, a busca ou o resgate do saudável no indivíduo possibilitando a este acessar outras dimensões da consciência onde a cura ou equilíbrio, transformação e aprendizado se realizam por meio da integração das dualidades com percepção de uma nova possibilidade de vir a ser.”
É disso que precisamos nestes novos tempos, vislumbrar novas possibilidades de vir a ser.
Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.
Nesta edição vamos falar de um tema muito importante, que rege a vida de cada um de nós e está intimamente ligado aos resultados que obtemos. Trata-se da tal ATITUDE.
Quero me apropriar de algumas palavras do texto do Daniel Santoro, quando em seu texto diz: “Atitude é um conceito que pode ser compreendido contemporaneamente como a... leia mais
Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.
Chegamos a março e o ano segue caminhando em ritmo acelerado. O tema que trazemos nessa edição está em preparação, elocubração e gestação há muito tempo. Os acontecimentos mundiais mais recentes aceleraram a preparação e publicação deste dossiê.
As discussões acaloradas sobre esquerda e direita, fim da jornada 6x1,... leia mais
Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.
Avançamos mais um mês na empreitada de 2025.
E ai? Fez um planejamento pé no chão, mas contemplando metas audaciosas? Por vezes mantemos as metas baixas, pelo receio de falhar e nos sentirmos mal com isso. Nada mais humano.
Mas também precisamos prestar atenção no que nos ensinam os parceiros e parceiras de viagem neste... leia mais
Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras.
Mais um ano começou e com ele nossos rituais de renovação de ciclos, desejo de mudanças, renovação de esperanças, e uma grande vontade de atingir uma série de metas que vão ficando pelo caminho da vida.
Para começarmos bem o ano, pensamos em começar com uma pegada mais leve, trazendo reflexões sobre “Ano Novo, Novos... leia mais
Caros amigos e amigas da Revista Coaching Brasil, apresento mais uma edição, a de número 139, com uma continuação do tema da Diversidade, Equidade e Inclusão.
Ter a consciência de que o mundo é pluralidade, diversidade em prosa e verso, é tão óbvio e fundamental para que as bases de uma convivência harmoniosa possam existir, mas a humanidade, claro, uma parcela dela, não cansa de... leia mais