Olá, em continuidade a série de artigos sobre Finanças Pessoais, trago agora uma reflexão sobre o momento de quarentena que estamos vivendo e quais medidas devem ser tomadas quando se trata das nossas finanças.
Tenho visto vários artigos, matérias sobre o assunto e vou resumir algumas dicas sobre o que pode ser feito para o ajuste das contas com o objetivo de alongar os recursos, pois ainda não sabemos exatamente quando retornaremos às nossas atividades e iremos recuperar a renda anterior.
Os pontos abaixo consideram um profissional liberal:
1. Faça um orçamento
Caso você ainda não tenha feito, é fundamental preparar um orçamento doméstico relacionando todas as suas despesas de cada mês. Uma planilha é ideal para este controle, separe a Renda e as Despesas em dois grupos, totalizando cada um dos grupos.
Se possível, separe as despesas por categorias – alimentação, moradia, saúde, lazer, atividades profissionais etc.
Não esqueça de considerar os descontos que incidem sobre a(s) Renda(s), tais como impostos e taxas diversas.
As despesas parceladas no cartão de crédito precisam ser incluídas de forma a ter controle também para os próximos meses.
2. Corte todas as despesas possíveis
Em momentos de crise, a primeira atitude é analisar todas as despesas não obrigatórias e iniciar o movimento de cortá-las. Neste caso, incluem-se todas aquelas que podem ser canceladas, considere aqui tudo o que não for estritamente necessário e fundamental para manter sua vida e saúde.