revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #84 - Maio 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Modelo SPIRE de Felicidade Integral

- Qual o seu maior sonho? O sonho que você sempre teve e com certeza, sempre, até o final da sua vida, vai ter?

- Qual o objetivo final para todas as suas ações?

- O que move você a ir além e a acordar todos os dias? A sair para trabalhar, a escolher novas viagens, a colocar tanta energia - ou culpa - nas resoluções de ano novo? Aquilo que você busca todos os dias, você usa como parâmetro para medir, avaliar e até comparar sua própria vida?

Quando faço essas perguntas nas palestras e workshops que apresento em todo o Brasil, geralmente todo mundo acerta a resposta em uníssono: “meu maior sonho é ser feliz”.

Mas vamos imaginar que você pense diferente. Isso acontece vez por outra. Vamos imaginar que hoje, quando você parar para refletir, você decida que seu maior sonho é finalmente comprar sua casa própria, ou uma casa de praia, ou um carro novo.

Ótimo, eu vou dizer a você! Faz sentido! Você quer um carro novo. Isso me parece um sonho interessante. Eu perguntaria a você então o seguinte: quando você finalmente realizar esse sonho e comprar esse carro novo, o que você vai ganhar? Em outras palavras, o que vai mudar em sua vida.

Nesse momento pode ser que você me responda que, quando você estiver por aí dirigindo seu novo carrão, você vai ter mais liberdade, mais conforto, menos preocupação com aquele seu carro atual que parece que vai fundir o motor a qualquer momento.

Mas eu vou continuar no seu pé e vou perguntar então: “muito bem, agora que você tem o carro novo e se sente mais livre e anda com mais conforto e menos preocupação, o que mais vai mudar em sua vida. Em outras palavras, o que você vai ganhar com isso”?

Você pode então me dizer que quando isso acontecer você vai poder viajar por aí mais vezes, quem sabe até todo final de semana ou fazer finalmente aquela viagem longa que sempre teve vontade. Quem sabe vai dirigir até para outro país, agora que seu carro é tão confortável e seguro!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Falemos sobre imunidade à mudanças

Foi no dia 15 de novembro de 2014 que o professor Robert Kegan conquistou a atenção de mais de 400 coaches reunidos na conferência global da ICF, no Rio de Janeiro. Entrou com seu notebook em mãos e, com voz tranquila e segura, conduziu uma palestra intercalada com atividades em dupla. Ao final, boa parte dos participantes havia identificado crenças, até então inconscientes, que... leia mais

14 minutos

A história do CliftonStrengths se originou com uma pergunta e pode continuar com outra

Os melhores coaches inspiram as pessoas com suas perguntas. E assim fez Dr. Donald O. Clifton que com um questionamento simples - mas poderoso - deu início ao movimento global de Pontos Fortes que hoje impacta tantas vidas. "O que poderia acontecer se estudássemos o que está certo com as pessoas?" Ele a formulou depois que percebeu que toda a literatura de psicologia disponível na... leia mais

12 minutos

ICF Portugal: um Caso de Boas Práticas

Escrevemos este artigo com o objetivo que partilharmos a nossa experiência de criar um modelo de gestão e comunicação de uma associação de coaching, a ICF Portugal, criado para concretizar uma visão estratégica clara, baseada em princípios da inteligência coletiva e da nossa convicção de que era possível inspirar e envolver a comunidade de membros, convidando-os a ter uma... leia mais

10 minutos

Vulnerabilidade como o Prelúdio de Prática Corajosa, Criativa e Compassiva

“Não há acesso imediato à bondade sem consciência” Sharon Salzburg (1) A palavra "vulnerabilidade" vem da palavra latina "ferir". Qualquer vida humana contém tanto suas alegrias quanto suas tristezas, porque somos humanos. Abraçar nossas próprias vulnerabilidades - e trabalhar com as de nossos clientes - é um convite para, gentilmente, criarmos laços e trabalharmos com pontos... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium