O que reservamos para você?
Quando recebemos o convite para esta edição, uma linha do tempo passou rapidamente em nossa memória. Conhecemos e reconhecemos Luciano Lannes em 2001 na pós-graduação em Jogos Cooperativos que fizemos e nos demos conta que este dossiê, de certa forma, está alicerçado em tudo que já acreditávamos e estudávamos juntos naqueles tempos: “se o importante é competir, o fundamental é cooperar” (Fabio Otuzi Brotto).
Afinal, em plena crise mundial desencadeada pelo COVID-19, a fragilidade do ser humano e de seus sistemas internos nunca tiveram tão abalados, ao passo que, a cooperação está sendo cada mais evidenciada em diferentes práticas seja na vida familiar, nas comunidades e em algumas empresas (desde multinacionais até o pequeno empresário) que se predispuseram a fazer valer seus valores e princípios, num momento tão crucial. Algumas invertendo suas linhas e produzindo respiradores, outras máscaras, álcool em gel, oferecendo calçados aos enfermeiros, distribuindo cestas aos menos favorecidos. Quantas outras tantas boas ações acontecendo!
Publicar um dossiê que fale sobre organizações positivas, saudáveis e resilientes neste momento, será um convite para que você, e/ou sua empresa, possa revisar como lidar e liderar em plena era de incertezas, perdas, pessimismo, luto que são anunciados a cada dia pelos índices e reportagens das diferentes mídias, além das emoções difíceis que todos nós, cada um, à sua maneira, está vivenciando.