SOBRE VALORES:
Para começarmos a falar sobre esse tema, antes de tudo é importante que possamos compreender que valores vão muito além de uma matriz de conhecimento individual.
Valores são a base da construção de relações mais humanas, conexões profundas e alinhamento de uma comunicação de qualidade. Valores são aprendidos, fazem parte da criação. Valores são construídos, fazem parte de uma sociedade, de uma filosofia, de uma religião de uma nação. Nosso comportamento adulto é o reflexo daquilo que vivemos e aprendemos na infância e uma junção dos aprendizados e histórias que colecionamos em relação a vida. É tudo aquilo que valorizamos enquanto visão de mundo.
Quando falamos de “valores”, estamos trazendo um pouco do que significam princípios, ideais ou crenças. As pessoas expressam seus valores através de seus comportamentos pessoais. Organizações, grupos e nações expressam seus valores por meio de seus comportamentos culturais.
Os valores de uma pessoa podem ser positivos ou potencialmente limitadores. Ter consciência dos próprios valores é ir direto ao encontro daquilo que dá sustentação do comportamento que dirige o barco. E é sobre isso que falaremos nesse artigo.
POR QUE FALAR DE VALORES?
Há alguns anos realizo um Fórum da Nova Consciência destinado a lideranças e gestores de diversas organizações. O intuito do Fórum é para falarmos e debatermos sobre o formato de uma liderança mais consciente e Humanizada. A Ideia do fórum inicial era para poder trazer um olhar para as práticas mais humanizadas para os profissionais da área de gestão, cuidando do bem-estar e saúde emocional. Depois o Fórum veio a se tornar um organismo vivo independente e entendi que só haveria mudança se pudéssemos falar e transformar diretamente as lideranças. Além da ressonância total com a minha própria história.
As organizações sustentam a economia de uma nação e são a terceira escola na vida de uma pessoa. Os modelos de gestão cada dia menos humanizados, com focos em apagar incêndio, levam líderes a cometerem erros irreparáveis na vida das pessoas, inclusive emocionais. E para entendermos o que os valores têm a ver com tudo isso, divido com vocês um caso pessoal sobre valores.