Vira e mexe nos deparamos com fatos adversos e alguns deles devastadores, como, a queda das Torres Gêmeas no ataque de 11 de setembro de 2001, a crise do Subprime em 2008, a fuga dos refugiados etc. Aqui coloquei apenas alguns exemplos que aconteceram e que impactaram o mundo, deixaram marcas e consequências e que também muito nos sensibilizaram e que ao mesmo tempo parecia algo tão distante e que só acontecia nos filmes. Só que, desta vez, estamos vivenciando uma pandemia a nível mundial – o Coronavírus – e realmente experienciando estados nunca antes vividos e que pareciam só acontecer em outros lugares.
Infelizmente, isto é real, estamos num momento diferente e vivemos hoje incertezas, incômodos, medos, angústias, questionamentos quanto à fragilidade da vida, preocupações com as pessoas que amamos, com o trabalho, com o financeiro... ainda não sabemos ao certo os impactos de tudo isto, parece que , como dizia Caetano Veloso: “está tudo fora de ordem”, mas sabemos que, teremos também aqui, a oportunidade de criarmos algo novo e uma nova ordem.
Com o isolamento social vem também o convite para além de ficarmos em nossa casa, cuidarmos da nossa casa interna, ficar dentro de nós, repensar a vida e a CNV – Comunicação Não Violenta pode te dar o suporte a passar e a superar esta crise – porque convida você a olhar para dentro, trabalhar o seu autoconhecimento, a sua vida interior, entrar em contato com os sentimentos e necessidades, entender melhor do nosso funcionamento, acessar a sabedoria interna, para que possamos estar mais conscientes, ter mais clareza, buscar uma nova visão para redesenhar um novo futuro.