Olá, continuando a série de artigos sobre Finanças Pessoais, trago mais uma reflexão sobre o nosso comportamento quando se trata das nossas finanças.
O Status Quo é um viés que nos coloca em um estado de inércia em que simplesmente as pessoas são levadas a permanecerem como estão, a não fazerem nada para que aconteça algum tipo de mudança.
Este comportamento enviesado da manutenção do nível atual em que se encontra, imaginando que é melhor deixar como está e que isto irá garantir o seu bem-estar, leva os indivíduos a agirem de maneira equivocada nas suas decisões financeiras.
O receio de que algo ruim e diferente possa acontecer colocando em risco o controle da situação, que não é garantido e sim ilusório, pode ser um dos fatores que desencadeiam decisões de manter a condição pré-definida, ignorando todas as demais disponíveis.
Este viés comportamental leva a pessoa a continuar agindo da mesma maneira, por mais que se considerado o lado racional esteja muito claro que a atitude de manter tudo no seu nível de referência atual.