Olá, continuando a série de artigos sobre Finanças Pessoais, trago mais uma reflexão sobre o nosso comportamento quando se trata das nossas finanças.
O Excesso de Confiança é um viés que induz as pessoas a confiarem de maneira exacerbada em suas opiniões e conhecimento, o que ocasiona muitos exageros nas suas tomadas de decisão. Desta forma, sempre acreditam que estão totalmente corretos ao tomarem decisões financeiras.
O mais grave destas situações é que nestes momentos estas pessoas atribuem a terceiros ou a fatores externos o insucesso destas decisões, se eximindo da responsabilidade, como se isto fosse mudar o resultado final.
Nas nossas vidas ocorrem muitas situações imprevisíveis e aleatórias, e por isso mesmo, somos totalmente incapazes de ter qualquer tipo de controle sobre elas. Um grande erro que cometemos é acreditar que estamos isentos de que tais fatos que ocorrem com os outros possam acontecer conosco.
Você sabe o que é Colchão de Segurança?
É uma reserva financeira que todos devemos ter para nossa garantia em momentos de imprevisibilidade.
Todos deveríamos ter um valor aplicado para fazer frente a estas despesas não previstas, que podem sempre ocorrer com todos nós, a qualquer tempo. Este montante deve ser definido individualmente, a sugestão é que considere suas despesas fixas, aquelas que você não pode deixar de pagar, excetuando lazer, assinaturas de pacotes combo e outros gastos com compras que podem ser cancelados ou mesmo adiados. Multiplique pelo número de meses que você imagina que poderá ter uma queda de receita ou renda, tanto por uma sazonalidade do seu negócio quanto pelas oscilações que você já conhece.