Caros leitores,
Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019.
Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento.
Gilian Follador é a coordenadora deste dossiê, onde reuniu a visão de oito pessoas, cada uma fazendo uma síntese de uma palestra apresentada no evento.
Esta pequena mostra, já nos instiga a repensar o futuro de nossa atividade como coaches, frente a um futuro em profunda e constante mudança.
Mais ainda, nos provoca a rever paradigmas, posicionamentos, opiniões e crenças. Mudar é preciso, ainda mais em um mundo VUCA. Você já deve estar cansado(a) de ouvir e ler este termo, mas a verdade é que as mudanças acontecem em uma velocidade cada vez maior, e precisamos, de alguma forma, nos adaptarmos a este novo ritmo.
Esta edição traz ainda muita coisa boa como a excelente reflexão de Margareth Columa sobre “O poder das relações transversais”, onde faz uma análise muito apurada dos mindsets da liderança, e o que é preciso ser revisto, mudado, ampliado ou apagado.
Dando continuidade à nossa recém lançada coluna “Finanças para coaches”, Ronaldo Saúd nos fala sobre o excesso de confiança e como ele pode afetar nossas finanças.
Destaco ainda a maravilhosa reflexão de Ana Lúcia Münzner com o título, “O fantástico mundo de coisas que só acontecem na minha cabeça”. Em seus textos, Ana sempre nos traz uma franqueza muito grande e uma generosidade enorme em compartilhar seus próprios sentimentos, de uma forma nada comum neste mundo cheio de “aparências”. Estou certo de que você, assim como eu, se reconhecerá nas palavras de Ana.
Depois de um 2019 cheio de muitos desafios, alguns bastaste duros, entramos em 2020 com uma energia renovada, com muitas lições aprendidas, e confiantes de que juntos somos mais fortes e podemos ir mais longe.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 08/01/2020