A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro.
John Lennon
Quanto tempo desperdiçamos pensando nas coisas que não fizemos? Ou nas coisas que ainda faremos?
Há pessoas que se dedicam tanto ao passado e ao futuro que esquecem de viver o presente, desperdiçam tempo precioso de suas vidas olhando para o que já foi e, portanto, não pode ser mudado, ou pensando nas coisas horríveis ou maravilhosas que poderão acontecer no futuro.
O passado já foi; o futuro ainda não é; somente o presente é.
Nossa vida acontece agora e não podemos deixar este maravilhoso dom perder-se porque estamos presos ao passado ou esperando pelo futuro.
Conheci um homem que vivia esperando pela aposentadoria para ser feliz e realizado. Após seis meses de aposentadoria, faleceu repentinamente. Teve pouco tempo para a felicidade.
Reviver eventos passados ou ansiar pelo futuro furtam energias preciosas para a nossa realização e felicidade no presente.
A felicidade não se perdeu em “algum lugar do passado” e nem nos aguarda num longínquo futuro, somos felizes agora, mas não percebemos porque estamos distraídos olhando para trás ou contemplando possibilidades futuras.
Se prestarmos atenção ao momento presente, percebemos que esses momentos, alheios à nossa vontade, continuam acontecendo. Se concentrarmos energia e esforços naquilo que estamos vivendo agora, teremos muito mais satisfação, experiências, aprendizado e crescimento. E é nesse processo de desenvolvimento que apuramos o autoconhecimento e encontramos a felicidade.