Quando fui convidado pelo Lannes para escrever este artigo F brica de Coaches imediatamente lembrei que nas d cadas de e o mercado de consultoria foi bombardeado por modismos e aventureiros Quan do um profissional se via desempregado automatica mente virava consultor e o mercado profissional de consultoria sofria com essas atitudes oportunistas Ainda hoje o mercado de consultoria sofre com isso e em parte contribui para alguns dist rbios no mercado de Coaching pois muitos consultores migraram para o mercado dos coaches Cuidado consultores trabalhar para o cliente ou trabalhar pelo cliente totalmente di ferente de trabalhar com o cliente ou apoiar o cliente em suas escolhas sobre o que trabalhar O mercado de Coaching no Brasil est em matura o e assim como no mercado de consultoria muitos v o pas sar alguns contribuir o Neste caso contribuir significa agir de forma construtiva com consci ncia profissional forma o s lida tica e valores inabal veis No per odo de matura o do mercado consultivo surgiram in meros cursos e treinamentos para formar consul tores era uma grande oportunidade para esses centros de forma o que traziam parcerias internacionais e cer tifica es ou chancelas Hoje obser vamos o mesmo fen meno no merca do de Coaching Podemos e devemos aprender com isso bom ter massa cr tica acir rar a concorr ncia e trazer experi ncias de outros pa ses ou institui es a servi o da amplia o da consci ncia e do profissionalismo Caso con tr rio ocorre um verdadeiro canibalismo mercadol gico com marcas ou institui es que entram e saem do merca do atuando como verdadei ras franquias todos n s temos direito a qualquer forma o e ou alter nativa de carreira mas cuida do h uma grande diferen a entre qualquer alternativa e uma alternativa qualquer as solu...