No início do processo de coaching de carreira investigamos, dentre muitas outras coisas, os Talentos, os Valores, as Necessidades, as Competências, os Gaps, as inclinações profissionais e as escolhas feitas pelo cliente durante toda a sua carreira.
Após ter todas essas informações organizadas e (re) conhecidas, o coachee deverá se aprofundar no(s) caminho(s) escolhido(s), conversando com profissionais dessa(s) respectiva(s) área(s). Assim, ele poderá entender melhor as perspectivas e até mesmo tentar vivenciar ou estagiar o dia a dia, de alguma forma, checando se a profissão idealizada confere com a realidade apresentada.
Além de se aprofundar em sua “nova” carreira, também é importante entender os aspectos do cenário atual do trabalho, como um todo, e o que é esperado dos profissionais nos dias de hoje.
Por isso, na sequência, seguem algumas informações que podem auxiliar na compreensão deste importante tópico, trazendo, assim, mais consciência à decisão que será tomada.
A velocidade disruptiva com que os acontecimentos e novidades tem surgido na nossa Quarta Revolução Industrial vem gerando uma grande angústia em profissionais no mundo todo: qual será o impacto que a Inteligência Artificial trará para o futuro do trabalho?