Caros leitores,
A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores.
É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na alma” para que se possa, através desta absorção integral, poder extrair todo o potencial que cada uma apresenta. Como nossas almas são diferentes, com idades, estágios evolutivos e formas de ver e processar o mundo diferentes, cada pessoa se encantará mais por algumas e monos por outras.
A ideia deste dossiê partiu do amigo, e ativo contribuinte da Revista Coaching Brasil, Robson Santarém. Apaixonado pelo tema, e um dos disseminadores da metodologia no Brasil, me mostrou a riqueza que seria trazer mais uma abordagem para expandir horizontes de nossos leitores. Robson fez uma coordenação fantástica, inclusive trazendo um artigo dos criadores da metodologia.
A “Points of You” tem uma estruturação muito simples, como tudo o que é genial. Partiu de “incômodos” de Efrat Shani e Yaron Golan, seus criadores, que foram seguindo seus insights, cruzando informações e conectando saberes. Definiram cinco valores essenciais para balizar a proposta. Quero aqui, falar de dois deles.
Em seu artigo neste dossiê, Efrat e Yanon definem “Busca interior” como estar aqui e agora, totalmente presente, alerta, com todos os sentidos aguçados, coletando dados internos e externos, olhando para eles e lhes permitindo olhar de volta para nós, trazendo à tona todas as emoções.
O outro é a Devoção, e a entendem em seu sentido mais íntimo. Para ter devoção é necessário eliminar barreiras e estar juntos. Começa com um chegar mais perto, tirar as máscaras - antes de tudo, a nossa. Ser simples, autêntico, saber que não há nada a esconder, afinal ninguém é perfeito. Significa partilhar com o outro o que realmente somos.
Com esta pincelada como ponto de partida, imagine o que te aguarda no dossiê completo.
Que esta edição seja para você tão especial e reveladora como foi para mim.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 02/09/2019