Na maioria das vezes em que sou procurada para atuar como coach de carreira, as principais questões trazidas pelos clientes passam pela insatisfação em relação à atual profissão, mas também por um “não se fazer ideia de que outros caminhos seguir”. E, para encontrar novas possibilidades de atuação, há pelo menos 8 pontos que considero cruciais para serem investigados durante esse processo, e que aprendi na minha formação de Coaching de Carreira, no ICI (Integrated Coaching Institute). São eles, não necessariamente nessa ordem:
1. VALORES
Os nossos valores são importantes em qualquer tomada de decisão. São eles que muitas vezes nos motivam, energizam. Quando tomamos decisões alinhadas com nossos valores, sentimos que estamos fazendo a coisa certa e, quando os ignoramos, sentimos grande angústia e sofrimento. Quais são os principais valores para sua carreira?
2. NECESSIDADES
Ao contrário dos valores, nossas necessidades costumam ser como um ralo para nossa energia. Elas nos dão medo, irritam se você não as tem supridas, podendo até chegar num extremo de exigência (“eu TENHO que ter isso”). Quais delas você quer que sejam atendidas nesse momento da sua vida? O que uma nova profissão teria que oferecer para que você experimentasse mais de cada uma delas? Quais os medos estão sendo obstáculos ou interferindo na sua escolha de carreira? Mas não basta apenas terceirizar suas expectativas, colocando nas necessidades, ou nos outros, a responsabilidade para as coisas estarem “empacadas” na sua vida. Portanto, seja também o protagonista dessa história: o que você fará para conseguir suprir cada uma delas?