Por traz de cada conduta profissional existe um conceito de Homem que permeia sua atuação e, estes entendimentos vêm carregados de conhecimento do campo teórico da psicologia, assim como de outras ciências que conversam entre si e atuam para colaborar com o saber complexo do que é o humano.
A psicologia e suas teorias estudam o comportamento e funções mentais dos indivíduos, trazendo suas contribuições para o exercício de profissões que trabalham com a dinâmica humana e, propiciam espaço de aprendizagem, autoconhecimento e desenvolvimento. Sabemos que o ser humano é indivisível, único e portanto, suas múltiplas dimensões surgirão a todo momento, inclusive, em trabalhos que têm como propósito maior contribuir para o crescimento de pessoas e equipes em diversos ambientes profissionais. E aqui, pode ser o ponto onde a psicologia e o coaching se entrelaçam.
Falemos sobre psicoterapia, coaching e suas intervenções.
Psicoterapia (modalidade da psicologia) e coaching têm, cada uma delas, suas particularidades e, a partir de foco e métodos diferenciados, podem ampliar o campo de visão e ação do sujeito dentro das potencialidades que cada um apresenta.