revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #73 - Junho 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Reflexões sobre a visão do Coaching pelo mercado

Na semana passada me deparei com esse “meme” sobre a divisão do trabalho no mundo atual sendo compartilhado nas redes sociais e tive 3 reações consecutivas.

A primeira delas foi ficar possessa! Que brincadeira de mau gosto com a profissão para a qual tenho me preparado com tanta dedicação para seguir.

Logo depois baixou a Coach que habita em mim e, empática, concluí: “o pior, é que eles têm razão”. Quem criou (e quem compartilhou) isso não tem culpa. Essa é a sensação que a realidade no nosso país, e em alguns outros no mundo, provoca. A de que todo mundo agora é coach.

E isso se dá por alguns motivos: um deles é por que hoje temos incontáveis cursos de formação em Coaching, alguns a partir de R$ 29,00, outros até com um desembolso maior, mas com um batalhão de alunos por turma.

Além disso, é uma área de atuação que esbarra num desejo meio que senso comum à maioria hoje em dia: rápida formação, não requer background específico, possibilidade de autonomia, ser “dono” do seu próprio negócio, flexibilidade de agenda, a FALSA promessa de que um certificado de cara irá garantir uma renda mensal de 6 dígitos e, para alguns com verdadeiro interesse em gente e transformação, trabalhar em benefício do outro, trazendo grande impacto positivo para as vidas dos clientes e para o mundo.

E todo esse interesse (e demanda) permitem que hoje em dia algumas dezenas de escolas de Coaching despejem milhares de coaches no mercado, que fazem de tudo. Tem coach de amamentação, de bebês, sexual, de reprogramação de DNA, do que você imaginar tem.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching de Carreira e o cenário atual do trabalho

No início do processo de coaching de carreira investigamos, dentre muitas outras coisas, os Talentos, os Valores, as Necessidades, as Competências, os Gaps, as inclinações profissionais e as escolhas feitas pelo cliente durante toda a sua carreira. Após ter todas essas informações organizadas e (re) conhecidas, o coachee deverá se aprofundar no(s) caminho(s)... leia mais

8 minutos

Coaching de Carreira e o cenário atual do trabalho

No início do processo de coaching de carreira investigamos, dentre muitas outras coisas, os Talentos, os Valores, as Necessidades, as Competências, os Gaps, as inclinações profissionais e as escolhas feitas pelo cliente durante toda a sua carreira. Após ter todas essas informações organizadas e (re) conhecidas, o coachee deverá se aprofundar no(s) caminho(s) escolhido(s),... leia mais

8 minutos

As inúmeras possibilidades exploradas no coaching de carreira

Uma das coisas mais interessantes sobre os processos de coaching de carreira é observar os elementos trazidos pelos coachees no início da nossa jornada e compará-los ao resultado final, após alguns meses de trabalho. Gosto de lembrar como tudo começou, o caminho que percorremos juntos e ver a força interior que eles tiveram para chegar onde estão. O processo de coaching de carreira é um... leia mais

9 minutos

A sólida carreira de um Master Coach ICF

Esta coluna é normalmente dedicada a tratar o Coaching de Carreira, mas em épocas em que as conversas sobre coaching giram em torno de criminalização, regulamentação e banalização, julguei importante, relevante e oportuno falar sobre a carreira de um coach segundo os parâmetros definidos pela ICF. Nestes tempos, torna-se cada vez mais necessário ajudar os contratantes, sejam pessoa... leia mais

12 minutos

Como as âncoras de carreira nos ajudam a entender as inclinações profissionais do coachee

Quando fiz minha formação em Coaching de Carreira, pelo ICI, em curso específico para lidar com clientes em transição de carreira ou com questões relacionadas à profissão, tive meu primeiro contato com as teorias de Edgar Schein. Schein foi um importante teórico do mundo do trabalho, criador do conceito de “cultura organizacional”, Ph. D. em Psicologia Social na Universidade de... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium