Como desenvolver comportamentos empreendedores para proteção ao risco.
Luís foi um coachee dedicado. Aproveitou o processo para reinventar sua vida: decidiu deixar o emprego e empreender. Tinha várias ideias e uma delas ele considerava que seria sua grande oportunidade de negócios.
Luís procurou um amigo para sócio e apoiá-lo na elaboração do plano de negócio. À medida que o plano de negócios avançava, e decisões precisavam ser tomadas, sentia dificuldades. Também havia a necessidade de chegar a um acordo com o sócio. Foi então que Luís veio me procurar.
Apresentei ao Luís uma proposta de coach focada no seu perfil empreendedor. Direcionar seus comportamentos empreendedores adequados à exigência comportamental do negócio. Analisar os riscos e buscar a proteção.
O recurso utilizado foi Luís responder ao Quest Resiliência desenvolvido pela Sobrare – Sociedade Brasileira de Resiliência, ferramenta que mapeia comportamentos que se aplicam ao empreendedorismo.
1 - Pensamento crítico
Começamos pelo primeiro comportamento do Quest, a Análise de Contexto. O resultado do Luís indicava uma leve tendência para considerar a realidade com alguma distorção, o que poderia ter consequências no planejamento.
Ele decidiu rever seu plano de negócio porque alguns números expressavam o seu desejo e não as evidências da realidade. A consequência seria o risco de considerar viável e rentável seu negócio e depois fracassar.