Na vida pessoal ou nos negócios todos nós queremos alcançar um resultado positivo em alguma área ou atividade, seja a melhoria no aprendizado de um novo idioma, o desempenho em uma partida esportiva, a mudança de algum aspecto no nosso trabalho ou no aumento das vendas da nossa empresa. Todos nós buscamos e somos movidos por performance!
A palavra “performance” vem do verbo em inglês "to perform" que significa realizar, completar, executar ou efetivar. No contexto esportivo a performance de um atleta ou de uma equipe está relacionada com uma proeza esportiva. No âmbito corporativo a performance está geralmente associada a cumprir metas e na maioria das vezes ligada a um resultado externo.
Em nossa cultura, performance é a palavra de ordem e somos ensinados desde cedo a pensar em resultados. Temos dado muito mais ênfase em dominar e ganhar esse jogo exterior.
Não há argumentos sobre a importância de se ter performance, mas precisamos pensar
sobre a maneira como trabalhamos e alcançamos performance. Necessitamos aprender e refletir sobre o nosso jogo mental e como ele impacta os resultados da nossa vida.
Os dois jogos da Performance: O jogo exterior e o jogo interior.
Na metodologia Inner Game®, acreditamos que todo jogo é composto por duas partes: exterior e interior. O jogo exterior é disputado contra adversários externos e tem como objetivo superar obstáculos externos para atingir um objetivo externo (performance). Já o jogo interior acontece dentro da mente do jogador (de cada um de nós), onde seus principais obstáculos são: a insegurança, a ansiedade, a autocrítica, o descontrole emocional e o medo. É a luta individual interna de cada um de nós. O jogo subliminar que existe por trás das interações humanas e seus desafios. Infelizmente, o controle e o conhecimento do nosso jogo interior não se desenvolveu da mesma forma e com a mesma importância do que o nosso jogo exterior.